Kenziner – Phoenix (Um Metal por Dia)

Kenziner – Phoenix

Com ínfimos 800 ouvintes mensais no Spotify, o Kenziner é um dos grupos que há mais tempo se dedica ao power metal e ao metal progressivo, apesar da sua pequena discografia

O quinteto finlandês, que iniciou a sua trajetória em 1994, tem só quatro discos lançados até o momento, mas parece viver hoje uma nova fase da sua carreira, muito mais prolífica.

O sugestivo “Phoenix“, que chegou às plataformas de streaming na metade do ano passado através do selo germânico Pure Steel Records, mostra uma banda bastante interessada em criar o seu próprio caminho, incorporando referências da década de 80 e do heavy metal contemporâneo.

Liderado pelo guitarrista Jarno Keskinen, o Kenziner conseguiu criar aqui um repertório bastante direto e potente, muito pela contribuição dos recém-contrados Ariel Perchuk (teclado) e Peter Zelesky (vocal). Com riffs pesados, andamentos acelerados e solos caprichados, “Phoenix” pode até ter tido uma repercussão abaixo do esperado, mas deve chamar a atenção de todos os headbangers que apreciam o vigor e a complexidade dos dois gêneros abraçados pela banda.

Os elementos orquestrais, extremamente bem encaixados nas dez faixas do registro, e a performance totalmente acima da média de Zelesky também contribuem para o resultado positivo do disco, que é marcado pela grandiosidade do seu repertório. As faixas “Eye of Horus“, “Listen to The Devil“, “Shadow of The Moon“, “Curse of The Pharaoh” e “Phoenix Rising” são os destaques e mantêm um pique impressionante do primeiro ao último acorde.

Ambicioso e consciente da sua capacidade, o Kenziner não pode demorar outros seis anos para soltar um novo registro. A proposta artística e o novo line-up estão totalmente em sintonia com aquilo que os fãs esperam de uma banda como essa.




Sobre o autor