Luiz Fernando Guimarães chega a Porto Alegre com a peça “Ponto a Ponto – 4000 Milhas”

Comédia com direção de Gustavo Barchilon terá duas únicas apresentações, no dia 03 de setembro, no Teatro Bourbon Country

Depois de esgotar todas as sessões da temporada carioca, a peça Ponto a Ponto – 4000 Milhas desembarca em Porto Alegre, no Teatro Bourbon Country, no dia 3 de setembro (sábado). A montagem, do premiado texto da americana Amy Herzog, traz Luiz Fernando Guimarães de modo surpreendente: ele interpreta Vera, uma idosa que recebe a visita inesperada do neto Léo, personagem do ator Bruno Gissoni. O diálogo entre avó e neto – um jovem aventureiro, que chega ao apartamento de Vera depois de passar por uma situação traumática, traz à tona diferentes temas e pontos de vista que transformam aquela relação, tão próxima e tão distante ao mesmo tempo. A primeira versão brasileira da peça tem roteiro adaptado e direção de Gustavo Barchilon

Estruturada principalmente a partir do diálogo entre esses dois personagens, a montagem ganha novos contornos com a entrada em cena da atriz Renata Ricci, que interpreta dois papéis: Rebeca e Amanda. Com a ajuda dessas duas mulheres tão diferentes, avó e neto se reconhecem em vários aspectos da vida, mesmo tendo pontos de vista divergentes. O texto é premiado mundo afora, desde a sua estreia na Broadway, em 2011, sendo finalista do prêmio Pulitzer de 2013. 

Ponto a Ponto é sobre relacionamentos e aborda como um assunto é visto por duas pessoas de modo oposto”, adianta Barchilon, que, ao adaptar o roteiro, foi fiel às marcações da autora. No entanto, ele deixa sua marca ao colocar, pela primeira vez, um ator no papel de Vera e convocando mulheres para a equipe criativa, tais quais o cenário de Natália Lana, o figurino de Graziela Bastos e a produção executiva de Graziele Saraiva, para citar algumas. “Distância, idade, família, morte e política são alguns tópicos que fazem qualquer plateia rir e refletir”, explica o diretor, que promete repetir o êxito que alcançou em sua estreia na direção do premiadíssimo musical Barnum – O Rei do Show, que ultrapassou 100 mil espectadores nas curtas temporadas realizadas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE

A interpretação de Luiz Fernando Guimarães traz ainda outro aspecto à peça. Ele se despe de sua experiência masculina ao caracterizar-se de Vera e dar vida a uma mulher experiente que está no fim de sua jornada. Passando longe da masculinidade frágil, Guimarães se coloca no lugar daquela senhora, de suas dores, vivências e relações. O ator traz o humor característico de sua trajetória para a personagem. “Eu já interpretei outras mulheres em minha carreira, mas fazer uma idosa está sendo muito interessante. Eu já tenho 72 anos, mas me sinto jovem, então é uma experiência única construir a Vera. Estou tentando ficar o mais próximo da realidade possível, e sempre com muito humor”, revela Guimarães. 

Bruno Gissoni comemora estar no palco com Luiz Fernando Guimarães e reencontrar o amigo Gustavo Barchilon. “É um acontecimento voltar aos palcos em um momento de retomada pós-pandemia, em uma peça que fala sobre luto e relações entre diferentes gerações”, elogia Gissoni, que complementa: “Está sendo incrível dividir o palco com o Luiz Fernando Guimarães. Além disso, estou sendo dirigido pelo Gustavo, um amigo que eu conheço desde o início de nossas relações com o teatro”. 

Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio Master da PORTO SEGURO.

PUBLICIDADE

A PEÇA
O que distancia duas pessoas? E o que as aproxima? Por meio do diálogo entre Vera (Luiz Fernando Guimarães), uma idosa que vive sozinha na cidade grande, e Léo (Bruno Gissoni), um jovem que gosta de se aventurar de bicicleta pelas montanhas, o público percebe o que aproxima e o que distancia avó e neto, podendo transpor os debates para além da peça.

Tópicos como relações familiares, política, idade, morte, luto, distanciamento e solidão estão presentes na relação mais próxima que Léo passa a ter com sua avó Vera depois de chegar de surpresa em sua casa. Na verdade, o jovem está vivendo um trauma e estar ali o ajuda a suportar esse momento difícil. Já Vera se incomoda com a idade que traz certas consequências à sua vida solitária. A chegada inesperada do neto a faz perceber que gosta de estar ao lado dele, apesar de ter seu cotidiano totalmente modificado com aquela presença. 

Escrita por Amy Herzog, 4000 Miles (nome original) teve sua primeira montagem nos Estados Unidos, na Broadway, em 2011. Em 2013, foi finalista do Prêmio Pulitzer na categoria Drama. No ano anterior, foi vencedora do Obie Award. O espetáculo já foi montado em diversos países e chega ao Brasil com roteiro adaptado e direção de Gustavo Barchilon.

PUBLICIDADE

Sobre Gustavo Barchilon 
Ator, produtor e diretor, Barchilon sempre soube que a arte faria parte de sua vida profissional. Aos cinco anos, o carioca insistiu para a mãe matriculá-lo em um curso de teatro. A atividade passou, então, a fazer parte do seu cotidiano e não só dos sonhos. Formou-se em Artes Cênicas e, ao trabalhar como assistente de direção de Domingos Oliveira, a vontade de dirigir superou o desejo de atuar. Depois dessa experiência, montou espetáculos infantis pelo Brasil. 

Foi convidado para integrar, como diretor assistente, a equipe da empresa Möeller & Botelho, conhecida por musicais de sucesso. Barchilon também fez parte do Cirque du Soleil como produtor, viajando o Brasil com o espetáculo “Amaluna”. Em 2019, mudou-se para Londres para trabalhar como diretor de palco do musical “Magic Mike”, que esteve em cartaz no West End. De volta ao Brasil, dirigiu e produziu “Barnum – O Rei do Show”, que, atualizado e abraçando a diversidade, levou mais de 100 mil espectadores às curtas temporadas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

ELENCO PRINCIPAL

PUBLICIDADE

Luiz Fernando Guimarães – Ao longo de quase cinquenta anos de carreira, Luiz estrelou projetos marcantes, como a série “Os Normais”, que resultou em dois longas-metragens. São mais de 25 projetos na televisão, com destaque para “TV Pirata”, “A Comédia da Vida Privada”, “Minha Nada Mole Vida”, “Dicas de um Sedutor” e “O Super Sincero”. No cinema são mais de 15 filmes, entre eles “Se Puder…Dirija”, “Os Normais” e “Os Normais 2”, entre outros. 

Bruno Gissoni Bruno Gissoni tem em seu currículo trabalhos no teatro, TV e cinema e, recentemente, estreou como roteirista no curta-metragem “Entre”. Começou sua carreira no teatro, mas logo foi convidado para atuar na TV. Foi protagonista de “Malhação”, e, em 2012, fez parte do elenco de “Avenida Brasil”, também na TV Globo, onde trabalhou em outras diversas produções. Está no elenco das séries “Impuros” (Star+) e “Rio Connection” (Globoplay), produções que ainda serão lançadas. 

Renata Ricci – Atriz, cantora e bailarina, estreou no teatro musical em “Sweet Charity” como Úrsula March (Moeller e Botelho). Foi premiada como Melhor Atriz Coadjuvante como June Havoc em “GYPSY” e como Lolita Rodrigues em “Hebe – O musical”. Estrelou “As Bruxas de Eastwick” como Sukie Rougemont. Na TV integrou as novelas “Amigas e Rivais”, “Revelação”, “Páginas da Vida” e “Boogie Oogie”. Como comediante esteve no “Porta dos Fundos” e no ZORRA. Atualmente está na série Nômade 7 (Amazon Prime) como Liz. 

PUBLICIDADE

EQUIPE CRIATIVA
Texto: Amy Herzog
Direção-geral: Gustavo Barchilon
Cenário: Natália Lana
Figurino: Graziela Bastos
Design de som: Gabriel D’Angelo
Desenho de luz: Maneco Quinderé
Visagismo: Feliciano San Roman e Dhiego Durso
Assistente de direção: Guilherme Logullo  
Diretora residente: Lana Rhodes
Estagiária de direção: Isabel Castelo Branco
Tradução: Andres Santos e José Paulo Fiks
Roteiro adaptado: Gustavo Barchilon

EQUIPE PRODUÇÃO
Diretor de produção: Thiago Hofman
Gerente de produção: Edgard Jordão
Produção executiva: Graziele Saraiva
Produção local: Little John Entretenimento
Assistente de produção: Leandro Leal e Renata Stilben
Estagiária de produção: Juliana Brigido
Coordenação financeira: Thamilles França
Coordenação de projeto/jurídico: Natália Egler
Equipe Comunicação e MKT

Assessoria de imprensa: Trigo Casa de Comunicação
Assessoria de imprensa local: Roberta Amaral
Assistente de comunicação: Renata Ramos
Gestão de marketing: R+Marketing
Marketing cultural: Thiago Hofman / Rodrigo Medeiros / Gheu Tibério
Fotógrafo: Caio Gallucci
Direção de arte: Edu Juffer

PUBLICIDADE

SERVIÇO
Ponto a Ponto – 4000 Milhas
Onde:
Teatro Bourbon Country (Avenida Túlio de Rose, 80 – Shopping Bourbon Country)
Quando: 3 de setembro | Sábado
Horário: 17h30 e 20h30
Ingressos: a partir de R$ 35 + taxas
Ingressos pela internet: https://uhuu.com/evento/rs/porto-alegre/ponto-a-ponto-10513
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 70 minutos

Assessoria de Imprensa:
Roberta Amaral

PUBLICIDADE