Alexandre Alliatti autografa em Porto Alegre romance que se passa no interior gaúcho

Alexandre Alliatti, escritor e jornalista criado no Rio Grande do Sul e radicado em São Paulo, lança em Porto Alegre no sábado, dia 20 de agosto, o romance “Tinta Branca”

O livro, editado pela Editora Patuá, de São Paulo, se propõe a jogar luz em questões como apagamento, racismo e imigração.

A história se desenrola em uma pequena cidade do interior gaúcho, onde um jovem imigrante, acusado de roubo, é torturado na praça central – enquanto outro homem, recém-chegado de Porto Alegre, conta com a ajuda de um professor local para entender suas origens.

Tinta Branca” é o romance de estreia de Alexandre Alliatti. O autor fará uma sessão de autógrafos no Bar Parangolé(Lima e Silva, 240, Cidade Baixa) a partir das 18h no sábado, 20 de agosto. Haverá exemplares à venda no local (R$ 45). O livro também está à venda no site da Editora Patuá.

PUBLICIDADE

SERVIÇO:
Lançamento e sessão de autógrafos de “Tinta Branca”, de Alexandre Alliatti
Data: sábado, 20 de agosto
Horário: a partir das 18h
Local: Bar Parangolé. Rua Lima e Silva, 240, Cidade Baixa. Porto Alegre-RS

Contato com o autor
Telefone: (11) 97120-6401
Email: [email protected]

Contato com a Editora Patuá
Telefone: (11) 96548-0190
Email: [email protected]

PUBLICIDADE

Sinopse

Em um domingo de festa, moradores torturam um jovem imigrante na praça central de uma pequena cidade do interior gaúcho. O professor de História de uma escola local se vê diretamente envolvido no episódio enquanto ajuda um homem recém-chegado a entender suas origens. O cruzamento de dois episódios, no passado e no presente, levará o narrador a repensar sua relação com a comunidade, a família e o amor – e a entender que a verdade, mesmo aquela mais íntima, também pode ser forjada por esquecimentos, por memórias apagadas.

Biografia

PUBLICIDADE

Alexandre Alliatti nasceu em Curitiba-PR, em 1982, e foi criado em Canoas-RS. É formado em Jornalismo pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), onde também cursou Letras. Morou no Rio de Janeiro e atualmente vive em São Paulo. Trabalha como jornalista. É pós-graduado pelo Instituto Vera Cruz no curso de Formação de Escritores. “Tinta Branca” é seu primeiro livro publicado.

Texto de orelha, por Juliana Leite, autora de “Entre as Mãos” e “Humanos Exemplares”

Essa é uma história contada com maestria, com ritmo que ora mergulha na investigação, ora emerge passeando como um flaneur por uma cidade do interior do RS. Existe o sabor de vida doméstica, algo imposto por Alexandre Alliatti na construção de um pano de fundo propositalmente acolhedor para as histórias de violência e apagamento que se passam em primeiro plano, infiltradas sem disfarce na vida comum.

Tinta Branca expõe aquilo que a escritora e artista Grada Kilomba diz: que o racismo é um problema do branco, uma invenção do branco, aqui revelado em forma de literatura, nas personagens boas e más que desafiam o leitor a medir com o próprio dedo a dificuldade entre essas fronteiras.

PUBLICIDADE

O leitor tem um livro a um só tempo doce e amargo, sobre amizades, famílias, amor, sobre cidades em que a realidade não precisa coincidir com a verdade. Um livro que oferece um percurso por seres humanos encantadores e desastrosos, afáveis e violentos, misturando as tintas para que persista uma pergunta que pertence ao leitor, afinal: onde estará a verdadeira paz para homens e mulheres comuns?

Assessoria de Imprensa:
Dona Flor Comunicação

Fotos:
Gustavo Maciel

PUBLICIDADE