Armored Saint – Symbol Of Salvation (Um Metal por Dia)

Armored Saint – Symbol Of Salvation

Lançado em 1991, “Symbol of Salvation” é a obra mais imponente da discografia do Armored Saint

O grupo norte-americano, que executa um Heavy Metal tradicional bastante calcando no Thrash Metal da Bay Area, se juntou ao produtor Dave Jerden (Alice in Chains e Jane’s Addiction) para dar vida às 13 faixas do registro, que foi distribuído mundialmente pela Metal Blade Records.

A banda, que sofreu bastante com a morte de Dave Prichard um ano antes por causa de um câncer, conseguiu aproveitar algumas músicas deixadas pelo guitarrista, que era um dos principais compositores do grupo. Eleito pela Rock Hard Magazin um dos 500 álbuns mais importantes do Heavy Metal de todos os tempos, “Symbol of Salvation” também evidencia como John Bush (vocal), Phil Sandoval (guitarra), Joey Vera (baixo) e Gonzo Sandoval (bateria) deram a volta por cima e encontraram em Jeff Duncan (guitarra) um substituto à altura de Prichard, num line-up que segue junto até hoje.

Com canções superbem elaboradas e que evidenciam toda a técnica do quinteto de Los Angeles, o registro tem os seus momentos de agressividade, alguns andamentos cheios de groove e até mesmo diversos flertes com o hard rock e com o metal progressivo, deixando claro que o Armored Saint definiu a sua própria identidade dentro da música pesada, apesar das inevitáveis comparações com o Anthrax e com o Fates Warning.

Com melodias bem sacadas e refrões que grudam rapidamente, é o direcionamento despojado do álbum que contorna os seus melhores momentos, que são as faixas “Reign of Fire” (talvez um dos grandes hits do grupo), “Dropping Like Flies”, “Last Train Home”, “The Truth Always Hurt”, “Symbol of Salvation”, “Warzone”, “Burning Question” e “Tainted Past”.

Relançado no ano passado por conta do seu 30º aniversário, a nova versão de “Symbol of Salvation” ganhou uma capa alternativa e uma porção de material extra. Se o grupo nunca ostentou o status de grande estrela que sempre mereceu, pelo menos a importância de “Symbol of Salvation” foi reconhecida ao longo do tempo.




Sobre o autor