Wintersun – Wintersun (Um Metal por Dia)

Com quase duas décadas de estrada, o Wintersun tem uma discografia enxuta, que pouco dimensiona a representatividade da banda para o Death Metal melódico
O grupo finlandês, que soltou o seu debut autointitulado em 2004, gira em torno do vocalista e multi-instrumentista Jari Mäenpää, que aqui foi acompanhado apenas pelo baterista Kai Hahto (atualmente no Nightwish).
Com uma sonoridade extrema e repleta de elementos sinfônicos, o Wintersun também flerta com o Black Metal e com o Power Metal, criando assim um repertório complexo, sofisticado e cheio de texturas. Se Mäenpää é um músico excepcional em todas as suas atribuições, a sua qualidade como compositor é o maior trunfo de “Wintersun”. O registro, que foi masterizado no icônico Finn Vox Studios e lançado pela Nuclear Blast, também chamou a atenção da imprensa especializada em geral, recebendo notas altíssimas de portais como o Metal Storm e o Metal Observer.
Os riffs velozes, as melodias densas, as camadas orquestrais, a performance brutal de Mäenpää ao microfone e a ambição de agregar às faixas um refrão sempre grandioso transformam o disco em algo épico, potente e cativante. Das rápidas “Winter Madness” e “Starchild” às atmosféricas “Sleeping Stars” e “Death and The Healing”, passando ainda pela obscura “Beautiful Death”, “Wintersun” certamente deu ao grupo a sua própria identidade.
Mäenpää, que liderou o Ensiferum antes de montar o Wintersun, acertou em cheio ao buscar tantas referências para executar aquilo que ele sempre quis fazer para além do folk metal da sua ex-banda.