Izolino Nascimento integra a programação do projeto Construção Cultural no Teatro Sinduscon-RS, dia 25 de agosto

Um dos pilares do samba do RS, Izolino apresentará as músicas de seu disco Bons Momentos, além de sambas de parceiros e amigos da vida

O compositor e intérprete Izolino Nascimento é um dos pilares do samba no Rio Grande do Sul. Escreveu mais de 200 composições, muitas delas gravadas por diferentes intérpretes, como “Minha Dor” e “Vim Buscar“. Com uma trajetória de muita resistência, gravou aos 76 anos seu primeiro disco, Bons Momentos.

Estou aguardando ansioso este show no Teatro Sinduscon-RS, porque só o que quero é cantar minhas músicas e estar nesse ambiente de novo”, afirma o compositor. Para nós, público, fica a alegria de poder desfrutar desse gigante do samba, nascido e criado aqui entre nossa gente, e ouvir sucessos de sua carreira e ainda canções de parceiros como Wilson Ney.

O show Bons Momentos com Izolino será dia 25 de agosto, às 20h, no Teatro Sinduscon-RS, integrando o projeto Construção Cultural. No palco, com Izolino Nascimento, estarão os músicos Cabelinho (cavaquinho), Marcelo Moyses (clarinete), Zalmir Chwartzmann (percussão), Rafa 16 (arranjos e percussão), Igor Peres (percussão) e Mathias Pinto (violão). A apresentação da série é de Cesar Franarin.

PUBLICIDADE

O álbum Bons Momentos traz forte influência do sambista Roberto Ribeiro, principal fonte de inspiração do compositor. Em algumas músicas o samba se funde ao jazz e se utiliza de uma camerata de metais e um coral, sob a regência do Maestro João Fernando Azambuja de Araújo. Em outras há participações especialíssimas, como em “Cheiro de Rosas”, com a participação do baterista Kiko Freitas e um dueto de Izolino e Marguerite Silva Santos; “Desamor”, samba composto em 1986, cantado em dueto pelo compositor e pela cantora Maria Helena Montier; “Brinquedo Secreto” que reúne Izolino, Marietti Fialho, Maria do Carmo Carneiro e Yara Lemos; e “Desilusão”, com o Intérprete carnavalesco Sandro Ferraz em dueto com o sambista. E as participações não param por aí: muitos músicos reconhecidos no cenário do sul estão neste álbum histórico, lançado em 2019, que será a base do show do dia 25.

Mestre Izolino ou Nêgo Izolino, como carinhosamente é chamado, é compositor e intérprete de samba. Nasceu em Porto Alegre em 1943 e atualmente vive em São Leopoldo. Integrou o grupo O Sambão e foi diretor artístico do conjunto Samba Autêntico. “Minha Dor” é o carro-chefe de suas canções, composta em 1982 em sua mesa de trabalho e aclamada por grandes nomes da música, já falecidos, como João Aruanda, Altair e Moura do Folhetim, que foi o primeiro a cantar esse samba.

No carnaval de Porto Alegre, sua carreira começou com a composição de um samba de quadra para a Escola de Samba Acadêmicos da Orgia a convite do Mestre Irajá. Transitou pelas principais Escolas de Samba de Porto Alegre e arredores: Escola de Samba Praiana (1987/9); Império da Zona Norte (1988); Imperatriz Dona Leopoldina (1999) e Império do Sol (2003). Seus zelosos amigos Prof. Luiz Palmeira (violão 7 cordas) e Alemão Charles (Cavaco) são responsáveis pelo “Acervo Musical” do compositor.

PUBLICIDADE

Sindusom é uma das plataformas do Projeto Construção Cultural, uma iniciativa do Sinduscon-RS com o objetivo de intensificar a comunicação e o relacionamento do setor da construção civil junto à comunidade, às lideranças públicas/privadas e multiplicadores de opinião. A ideia é fortalecer a atuação do Sinduscon-RS, que vai além de atender aos interesses do setor que representa. A cada ano, uma série de shows com curadoria de Mathias Pinto é apresentada de forma gratuita sempre na última quinta-feira de cada mês. Esta temporada recebeu o nome de O samba é meu dom e está com uma programação vibrante. Só este ano já passaram pelo teatro as cantoras Glau Barros, Venise Borges e Nati Santos, além de Edu Moreira e Violeiro Só. Desde o ano de sua criação, em 2015, o Teatro Sinduscon-RS já apresentou mais de 60 shows, entre eles, Valéria, Pâmela Amaro, Hique Gomes, Nina Wirtti e Luís Barcelos, entre muitos outros.

Bons Momentos com Izolino
O Samba é meu dom – temporada 2022 do projeto Construção Cultural
Dia 25 de agosto, às 20h
Teatro Sinduscon-RS – Av. Augusto Meyer, 146
Entrada franca

REDES DO PROJETO:
Instagram: https://www.instagram.com/teatrosindusconrs
Facebook: https://www.facebook.com/teatrosindusconrs
Site Oficial: https://construcaocultural.sinduscon-rs.com.br

PUBLICIDADE

Assessoria de Imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação

Fotos:
Bernardo Giesel

PUBLICIDADE