Hawkwind – Space Ritual (Um Metal por Dia)

Hawkwind – Space Ritual

Lemmy Kilmister, antes de formar o Motorhead, já era conhecido por causa do Hawkwind. A banda, uma das precursoras do rock psicodélico no Reino Unido, teve uma trajetória de bastante prestígio, sobretudo no início da década de 70

Depois de três trabalhos de estúdio, o grupo foi convencido pela gravadora United Artists para dar vida ao seu primeiro álbum ao vivo. Gravado durante dois shows realizados em 1972, um em Londres e outro em Liverpool, “Space Ritual” não é só um LP duplo e incrível, mas uma obra que resume de maneira perfeita a ousadia e a originalidade do Hawkwind.

Alcançando um lugar no top 10 dos charts britânicos e até mesmo nas paradas da Billboard norte-americana, o registro chama a atenção pela sua sonoridade futurística, recheada com sintetizadores, e pela sua aura cósmica.

Abrindo espaço para algumas composições inéditas, o grupo preferiu não incluir no repertório o seu maior hit naquele momento (“Silver Machine“), para que pudesse trilhar outros caminhos e testar novas possibilidades. As novas “Born to Go” e “Orgone Accumulator“, assim como “Down Through The Night“, “Lord of Light“, “Brainstorm“, “Time We Left This World Today” e a pesadíssima “Master of Universe” são os principais destaques do álbum e reproduzem toda a complexidade musical e a vontade que o grupo tinha de transformar o seu show em um experimento sensorial.

Lemmy, que atuava como baixista e vocalista ao lado de Bob Calvert e Dave Brock, já começava a despontar à frente dos seus parceiros, mesmo que não tivesse liberdade para escrever as suas composições. Com mais espaço para os elementos eletrônicos do que para os riffs de guitarra, “Space Ritual” é desconcertante, imprevisível e rico em detalhes.

A experiência adquirida por Lemmy durante o tempo que integrou a banda certamente foi importantíssima para que ele decidisse abandonar a barca, em 1975, para traçar a sua própria história. Considerado uma das obras-primas do Hawkwind, “Space Ritual” já ganhou várias reedições, com muito material extra e até mesmo um DVD de bônus.




Sobre o autor