Gustavo Assarian faz intervenção artística em parede do Instituto Ling a partir deste sábado

De 6 a 12 de agosto, o público poderá acompanhar a criação, em tempo integral, de uma obra inédita em grandes proporções, assinada pelo artista visual. Após a finalização do trabalho, Gustavo comentará o resultado em bate-papo com a curadora Luísa Kiefer, no dia 13, às 11h

Instituto Ling recebe a partir deste sábado o artista visual Gustavo Assarian para uma intervenção ao vivo em uma das paredes do centro cultural. De 6 a 12 de agosto (exceto no domingo), das 10h30 às 20h, o público poderá acompanhar a criação da obra em tempo integral, observando as escolhas, os gestos e os movimentos do artista para desenvolver o trabalho em grandes proporções, que ocupará um espaço com seis metros de largura e quase três de altura. A entrada é franca.

Após o fim da intervenção, Gustavo comentará a experiência e o resultado em bate-papo com o público e a curadora Luísa Kiefer no dia 13, às 11h. A conversa poderá ser acompanhada gratuitamente no Instituto Ling ou no canal do YouTube do centro cultural. Para participar, é necessário fazer a inscrição sem custo no site www.institutoling.org.br.

A parede-obra de Assarian ficará exposta até o dia 15 de outubro, com visitação gratuita. A atividade faz parte do Ling Apresenta, projeto que estreou no último mês de abril e que já recebeu obras dos artistas visuais Bruno Tamboreno e Fernanda Gassen

SOBRE O ARTISTA
Gustavo Assarian costuma trabalhar majoritariamente com a linguagem do desenho, investigando a representação autobiográfica. Ele pesquisa os infortúnios cotidianos, pensando questões do controle e urgência ao representá-los. O artista possui bacharelado em Artes Visuais pela UFRGS e atualmente está cursando licenciatura no mesmo curso e na mesma instituição. Teve uma exposição individual na Galeria Ecarta, em 2018, chamada Os infortúnios nos são úteis, e participou de diversas mostras coletivas, como Presença negra no MARGS (2022) e No eStúdio (2017), ambas  no MARGS; O que resta após (2020), na Pinacoteca Rubem Berta; e Pintura e desenho – a novíssima geração (2012), vencedora do Prêmio Açorianos de melhor exposição coletiva.

PUBLICIDADE

SOBRE A CURADORA
Luísa Kiefer (Porto Alegre, 1986) é mestre e doutora em História, Teoria e Crítica de Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS e formada em Jornalismo pela PUCRS. Em 2017, foi pesquisadora visitante no departamento de fotografia do Centre for Research and Education in Art and Media (CREAM) da Universidade de Westminster em Londres. Nos últimos anos, realizou a curadoria de exposições individuais e coletivas em diferentes espaços, como Fundação Ecarta, Goethe-Institut Porto Alegre, Instituto Ling, Espaço Cultural ESPM-Sul e Fundação Vera Chaves Barcellos. Desde 2018, coordena, junto com Eduardo Veras, o projeto de catalogação da obra da artista plástica Gisela Waetge. Em 2019, foi curadora geral do Linha, espaço independente de artes visuais em Porto Alegre. Em 2021, recebeu o XIV Prêmio Açorianos de Artes Plásticas na categoria Jovem Curadora/Aliança Francesa.

O Ling Apresenta tem realização do Instituto Ling e Ministério do Turismo, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.

SERVIÇO
Ling Apresenta Gustavo Assarian, com intervenção artística inédita
De 6 a 12 de agosto, sábado a sexta-feira (exceto domingo), das 10h30 às 20h
Após ser finalizada, a intervenção ficará exposta até o dia 15 de outubro
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Entrada franca

PUBLICIDADE

Conversa com o artista Gustavo Assarian e a curadora Luísa Kiefer
Dia 13 de agosto, sábado, às 11h
No Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS) e em transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do centro cultural (www.youtube.com/InstitutoLingCultural)
Gratuito, mediante inscrição prévia no site www.institutoling.org.br

Ações de prevenção e combate ao coronavírus
O Instituto Ling segue recomendando o uso correto de máscara (e fornecendo o item se os clientes precisarem), disponibilizando álcool gel e estabelecendo distanciamento, com limite no número de participantes nas atividades. O guia completo do centro cultural, que detalha os cuidados de prevenção e combate ao coronavírus, pode ser conferido em https://institutoling.org.br.

INFORMAÇÕES ÚTEIS
Site Oficial: institutoling.org.br
Facebook: www.facebook.com/InstitutoLing
Instagram: www.instagram.com/Instituto.Ling
Twitter: twitter.com/@InstitutoLing
YouTube: www.youtube.com/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]

PUBLICIDADE

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Foto:
Obra Intrometido, de Gustavo Assarian

PUBLICIDADE