Enthroned – Pentagrammaton (Um Metal por Dia)

Enthroned – Pentagrammaton

O Enthroned, um dos nomes mais cultuados do cenário Black Metal da Europa, soltou o seu oitavo trabalho de estúdio, intitulado “Pentagrammaton”, em 2010

O grupo belga, que está na estrada há quase três décadas, criou aqui um repertório potente e obscuro, mais influenciado pelo Death Metal do que pela abordagem sinfônica do estilo.

Distribuído no Brasil pela Shinigami Records, o registro salienta a ótima performance do vocalista/guitarrista Nornagest e do baterista Garghuf (ex-Gorgoroth). Com um instrumental muito técnico e diversificado, que abre espaço para algumas passagens arrastadas e outras atmosféricas, “Pentagrammaton” comprova o porquê do Enthroned ser visto como uma referência para o gênero.

Os riffs secos, as vozes perturbadoras e a velocidade rítmica são os três pilares do álbum, que abdica daquela avalanche sonora indecifrável – que fez a fama dos pioneiros Mayhem e Burzum – para destacar canções mais estruturadas, sombrias e impactantes. “The Vitalized Shell”, “Rion Riorrim”, “Ornament of Grace”, “Magnvs Princeps Leopardi”, “Pentagrammaton”, “The Essential Chaos” e “Behemiron” são os melhores momentos do registro, que ganhou bastante ao contornar todo o seu repertório com uma produção crua e orgânica, que evidenciou a raiva e a intensidade do grupo dentro do estúdio.

Com cerca de cinco mil ouvintes mensais no Spotify, o Enthroned tem uma carreira consistente, mas muito limitada ao cenário underground. “Pentagrammaton” é uma ótima porta de entrada para o restante da discografia do quarteto de Bruxelas.




Sobre o autor