Sopapo Poético convida “As Amanaãs” para celebrar o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

A próxima edição do Sopapo Poético ocorre no dia 26 de julho, terça-feira, celebrando o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e traz, como convidadas, Ana dos Santos, Carmen Lima, Delma Gonçalves, Fátima Farias, Lilian Rocha e Taiasmin Ohnmacht, que integram o coletivo de escritoras negras “As Amanaãs”

O sarau será realizado no Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues, saguão do Teatro Renascença (confira detalhes no “Serviço”). 

O sarau Sopapo Poético é promovido pela Associação Negra de Cultura (ANdC) desde 2012. Como outros saraus afro-brasileiros, o encontro evoca o protagonismo negro, em uma roda de atuações, reflexões e de convivências afrocentradas, reunindo artistas, pensadores e simpatizantes da cultura negra de resistência.

AS AMANAÃS
Formado por Ana dos Santos, Carmen Lima, Delma Gonçalves, Fátima Farias, Lilian Rocha e Taiasmin Ohnmacht, o coletivo de escritoras negras “As Amanaãs” comemora um ano de lançamento do seu primeiro livro “Travessias de Amanaã“, publicado pela editora Libretos em julho de 2021. A obra reúne textos, poemas e reflexões das seis autoras negras, numa construção inspirada em suas vivências e trajetórias. No prefácio, a professora Rudiléia Neves reconhece nas autoras a escrita se fazendo tão necessária quanto o ato de respirar. “As seis escritoras, que também desempenham outras funções no dia a dia (não há uma só jornada para as mulheres) e que se entregam ao gozo – ou sofrimento? – do ato de escrever, neste livro falam do que e de quem precisa ser dito. Falam do que e de quem foi/é renegado. Falam do que e de quem foi/é esquecido. Falam de amor, de autoamor. Falam de alegrias e de dores”.

PUBLICIDADE

AFOXÉS ÀS YABAS
Participa da abertura do evento o Grupo Afoxé às Yabás, formado por mulheres, capoeiristas, dançarinas, ativistas e musicistas. Elas buscam a sonoridade e o ritmo percussivo do afoxé por meio da dança e do canto.

SOPAPINHO 
Com a proposta de desenvolver o interesse pela cultura e pela poesia nos pequenos, o Sopapinho é um momento de fortalecimento da identidade étnica e da autoestima das crianças negras. As atividades do Sopapinho, paralelas ao sarau, envolvem brincadeiras, artes visuais, canto, contação de histórias e a participação na roda de poesia.

FEIRA AFRO
A Feira Afro acompanha e apoia o Sopapo Poético desde suas primeiras edições, fortalecendo o espírito comunitário do sarau. A diversidade de produtos e estilos é sua característica, reunindo afro-empreendedores e artesãos, com produção voltada para a identidade étnica. Artesanato, alimentação, literatura, estética cultural, vestuário, cosméticos naturais, música – e muito mais – são opções da feira para o eclético público sopapeiro.

PUBLICIDADE

CINE KAFUNÉ
Antecedendo o sarau, o Cine Kafuné projeta no telão vídeos clipes e documentários com foco na cultura negra.

SOPAPO POÉTICO – Ponto Negro da Poesia

Realização:
Associação Negra de Cultura – ANdC

PUBLICIDADE

Apoios:
Prefeitura Municipal de Porto Alegre – Secretária de Cultura
Cine Kafuné
Silvia Abreu Consultoria Integrada de Marketing
Feijão & Lentilha Photography
Fábio Ferreira – designer gráfico

SERVIÇO:
SOPAPO POÉTICO – Ponto Negro da Poesia
Edição de julho de 2022
Convidadas: As Amanaãs
Abertura: Afoxe às Yabas
Quando: Dia 26 de julho de 2022, terça-feira, às 19h30min
Onde: Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues | Avenida Érico Veríssimo, 307, Bairro Menino Deus, Porto Alegre-RS
ENTRADA FRANCA

Contatos:
[email protected]
(51) 99317-6497 / 99218-5449

PUBLICIDADE

Assessoria de Imprensa:
Silvia Abreu

Créditos:
Jovanir Medeiros

PUBLICIDADE