Benito di Paula tem a carreira celebrada no EP Madrugada, que reúne regravações de clássicos nas vozes de importantes nomes da música brasileira

Com seis faixas, o EP conclui a primeira parte de um songbook intitulado Benito 80, que, no segundo semestre, se desdobrará em um álbum

A celebração do octogenário de Benito di Paula teve início com o lançamento de O Infalível Zen (2021), primeiro disco de inéditas em 25 anos, concebido por ele ao lado do filho, Rodrigo Vellozo. Agora, eles dão continuidade às comemorações com a idealização de um songbook, em que reúnem relevantes nomes da música brasileira em releituras de clássicos de Benito.

Proteção às Borboletas” e “Se Não For Amor”, apresentadas previamente como singles, foram gravadas por Teresa Cristina João Bosco, respectivamente. Com data marcada para dia 14 de julho, o resultado desta primeira parte do projeto é exposto por meio do EP Madrugada, que soma Mariana AydarDemônios da Garoa, Rodrigo Campos e o próprio Rodrigo Vellozo à lista de convidados.

Madrugada”, faixa-título do EP, foi composta, originalmente, por Benito e gravada por Jair Rodrigues no seu álbum homônimo de 1982. A canção chega com uma nova roupagem e com uma reunião de  diferentes gerações do samba paulista, como Demônios da Garoa, Rodrigo Campos e Rodrigo Vellozo. 

PUBLICIDADE

Já “Do Jeito Que A Vida Quer”, composição feita por Benito em homenagem ao sambista Ataulfo Alves, alcança novos traços na voz de Mariana Aydar. “A participação da Mariana foi muito especial. Ela conheceu a obra do meu pai durante a infância e, como muitos brasileiros, tem memória profunda e afetiva em relação a ele e seu repertório”, comenta Rodrigo Vellozo, que, além de participar de uma das canções, é idealizador do projeto.

Proteção às Borboletas” ganha versão de Teresa Cristina, enquanto  “Se não for amor” chega em gravação de João Bosco. Esta última, inclusive,  foi a primeira música do projeto a ser lançada e traz  arranjos de metais de Thiago França.

Cada um dos artistas que estão no plano tem uma ligação profunda e particular com o acervo e com a história do grande artista que é o meu pai. Conseguimos reunir vários universos dentro dos oitenta anos de vida de Benito”, finaliza Vellozo.

Pensado como uma extensão do EP, a versão completa do songbook chegará no segundo semestre. “O que me inspirou a idealizar um propósito como esse foi a ideia de explorar as mais diversas e profundas perspectivas sobre a obra do meu pai”, pontua Rodrigo. O rapper Criolo e a cantora e compositora Juçara Marçal são alguns dos nomes já confirmados para o álbum.

PUBLICIDADE



Ficha Técnica:
Gravação: Alexandre Fontanetti e Frederico Pacheco
Assistente de gravação: Insano Luz 
Mixagem: Alexandre Fontanetti
Masterizado: Felipe Tichauer
Arte: Manuela Eichner
Design: Julio Dui 
Músicas escritas por: Benito Di Paula
Direção artística: Rodrigo Vellozo e Romulo Fróes

Assessoria de Imprensa:
Trovoa Comunicação

PUBLICIDADE