Shok Paris – Steel and Starlight (Um Metal por Dia)

Shok Paris – Steel and Starlight

O Shok Paris, que está perto de completar quatro décadas de carreira, nunca abandonou o underground

O grupo, que transita entre o Heavy Metal tradicional da N.W.O.B.H.M. e o Hard Rock da cena de Los Angeles, conquistou um certo espaço no circuito norte-americano assim que o seu segundo trabalho de estúdio chegou às lojas, em 1987.

Steel and Starlight”, que teve um desempenho comercial bem abaixo das expectativas, foi bastante prejudicado pelo trabalho pífio da gravadora IRS Records, que fracassou ao tentar licenciar o álbum para o mercado europeu. Apesar dessa falha estratégica, “Steel and Starlight” foi muito bem produzido por um desconhecido Denny Novak e evidencia uma banda experiente e consciente do seu potencial.

Com destaque para a performance enérgica do vocalista Vic Hix (que muito lembra Blackie Lawless, do WASP) e para as melodias de guitarra criadas pela dupla Ken Erb e Eric Mardewald, o grupo concebeu aqui um repertório animado e vigoroso, que tem os seus momentos de agressividade e as suas passagens mais próximas do Melodic Rock.

Com um apelo radiofônico bem evidente e composições que grudam de imediato, “Steel and Starlight” é um clássico esquecido da música pesada oitentista, que até hoje não tem a atenção que merece do público headbanger.

O quinteto de Cleveland, que poderia ter mais do que os seus dois mil ouvintes mensais do Spotify, deu vida a algumas pérolas do hard n’ heavy nessa época, como são os casos de “Go Down Fighting”, “Steel and Starlight”, “Tokyo Rose”, “Rocked Outta Love”, “On Your Feet” e “Streets of Pleasure”, todas com melodias envolventes e refrões pegajosos. depois de um período de inatividade, que durou de 1989 a 2009, o Shok Paris soltou em 2020 o seu mais recente trabalho de estúdio, chamado “Full Metal Jacket”.




Sobre o autor