Edenbridge – Shine (Um Metal por Dia)

Edenbridge – Shine

Transitando entre o metal sinfônico e o Power Metal, o Edenbridge é um dos principais representantes do Heavy Metal austríaco.

O grupo, liderado pelo guitarrista Arne “Lanvall” Stockhammer e pela vocalista Sabine Edelsbacher, soltou em 2004 o seu terceiro trabalho de estúdio, intitulado “Shine”.

O registro, que foi produzido pelo renomado Dennis Ward e distribuído no brasil pela Hellion Records, chamou a atenção de muita gente por conta da sua abordagem diferenciada, em que os andamentos acelerados (e típicos do gênero) deram espaço a composições mais atmosféricas e cadenciadas. absorvendo um pouco do folk medieval e do metal progressivo, o quarteto criou aqui um repertório até que bastante acessível, mesmo que os elementos orquestrais e o piano deem um toque sofisticado e bem delicado ao material.

Shine”(com um refrão maravilhoso), “Centennial Legend”, “Wild Chase”, “And the Road Goes On”, “October Sky” e “The Canterville Ghost” são os principais destaques do material, que evidencia todo o talento de Lanvall como compositor (ele assina todas as faixas sozinho) e de Sabine ao microfone. Ela, que não tentou copiar aquilo que Sharon Den Adel (Within Temptation) e Tarja Turunen (ainda integrante do Nightwish) faziam na época, conseguiu traçar o seu próprio caminho dentro da música pesada, com muita personalidade.

Na contramão daquilo que o metal melódico tem de mais rápido e urgente, o Edenbridge nunca se desvencilhou do cenário underground, mas conseguiu se estabelecer com uma carreira sólida e pouco afeita aos clichês.




Sobre o autor