Soen – Imperial (Um Metal por Dia)

O Soen lançou um dos melhores discos de 2021. “Imperial”, quinto trabalho de estúdio do quinteto sueco de metal progressivo, mostra como a sonoridade do grupo segue evoluindo desde que o debut “Cognitive” impressionou aqueles que acompanhavam o baterista Martin Lopez no Opeth e no Amonamarth
Ao lado de outros músicos excepcionais do cenário local, como o vocalista Joel Ekelöf e o tecladista Lars Ahlund, o Soen ganhou bastante desde a chegada do guitarrista Cody Lee Ford no antecessor “Lotus”, de 2019.
Apostando em um direcionamento moderno e peculiar, a banda conseguiu absorver referências do groovemetal, do hardrock e do metal alternativo para construir um repertório que chama a atenção pelas suas camadas atmosféricas e pelas suas melodias suaves e emotivas.
Dinâmico e complexo, “Imperial” tem vários ápices criativos e a ambição de um grupo que não quer se limitar aos rótulos. Com canções quase sempre imprevisíveis e desconcertantes, o registro foi muito bem produzido pelo multi-instrumentista francês Iñaki Marconi e tem como destaque as faixas “Lumerian“, “Deceiver“, “Monarch“, “Antagonist“, “Modesty” e “Dissident“.
Com uma riqueza impressionante de detalhes e uma aura obscura/quase melancólica, o álbum é marcado por diferentes intensidades e tem força suficiente para transformar o Soen em um dos principais nomes do heavy metal contemporâneo, apesar dos seus números ainda modestos nas plataformas de streaming.
Ousado sem ser mirabolante, “Imperial” é grandioso e consistente. o disco, felizmente, está disponível no brasil em uma versão capitaneada pela Urubuz Records.