“Down Home Blues” estréia no canal Solon Fishbone no YouTube, no dia 03 de Julho

Muito comum na tradição do Blues, as festas com shows nas casas de artistas são realizadas com frequência em bairros afastados, além de fazendas da região do Delta do Mississippi

Muito comum na tradição do Blues, as festas com shows nas casas de artistas são realizadas com frequência em bairros afastados, além de fazendas da região do Delta do Mississippi. Esse tipo de evento era algo que já vinha sendo idealizado pelo guitarrista Solon Fishbone, desde antes do início da pandemia.

A idéia era utilizar o pátio de casa para apresentações, reunindo a vizinhança para confraternizar, desfrutar da música, da natureza, e abrir também a possibilidade de um novo mercado para os músicos.

A Covid-19 acabou com qualquer possibilidade de realização de uma iniciativa deste tipo. Com a aprovação da Lei Aldir Blanc, o guitarrista inscreveu o projeto no edital da prefeitura da cidade de Viamão. Inicialmente, tratava-se de um show em casa transmitido por meio de uma live pela internet. Com o passar de alguns meses, até que as condições sanitárias permitissem a reunião dos músicos, o projeto amadureceu e transformou-se num mini documentário com registro de áudio e vídeo, mais profissional e definitivo.

PUBLICIDADE

Em 22 de agosto de 2021, foi gravado “Down Home Blues”. Num domingo de sol com temperatura de primavera, o anfitrião Solon Fishbone (guitarra e vocal), junto com os músicos Fernando Peters (contrabaixo), Roni Martinez (bateria) e Luciano Leães (teclado), após quase um ano e meio sem a realização de um único show, reuniram-se na melhor tradição blueseira, com boa comida, bebida e muita música.

Feito sem ensaios e basicamente num único take, a gravação teve captação de áudio e vídeo a cargo da Atmosfera Cultura, montagem e “making off” de Zé Carlos de Andrade.

O mini doc traz sete músicas mescladas com depoimentos dos músicos. No set list os temas instrumentais Blue Hand e Melódica (gravadas no disco Instrumental Mood 2004), She’s so hard to find (do álbum Blues from Southlands, 1994), Fly away (música inédita em parceria com Fernando Noronha) e as releituras de Hard Way (T Bone Walker), It ain’t no use (ZZ Hill) e Every day I have the Blues (BB King).

PUBLICIDADE

Down Home Blues” estréia no canal Solon Fishbone no YouTube, no dia 03 de Julho de 2022 as 15h00 e na sequência terá o áudio disponibilizado nas principais plataformas de streaming.

Já o projeto de reunir a vizinhança segue mais vivo do que nunca e será realizado em breve.

Foto:
Zé Carlos de Andrade

PUBLICIDADE