“Bichológico” voltou à cartaz no Teatro Renascença, para alegria das crianças bem pequenas

Bichológico é um espetáculo de teatro para crianças, a partir do livro homônimo da escritora gaúcha Paula Taitelbaum

É um divertido jogo com formas geométricas coloridas, conduzido com rara sensibilidade pela atriz e artista circense Débora Rodrigues, no qual círculos, quadrados, retângulos e triângulos, distribuídos pelo espaço cênico, compõem a cenografia do espetáculo, criada por Diego Steffani.

O jogo de brincadeira, invenção e criatividade consiste em transformar estas figuras nos engraçados animais: o Gato Chinês, o Macaco Português, o Elefante Holandês, o Coelho Escocês e o Cão Polonês, que são os personagens de várias pequenas histórias. A direção é de Dilmar Messias, que neste ano comemora 50 anos de direção artística. A nova temporada ocorre nos dias 25 e 26 de junho e 02 e 03 de julho, sábados e domingos, às 16h.

Débora Rodrigues é coordenadora e integrante do Circo Teatro Girassol, tendo participado das encenações e criações de mais de 15 espetáculos do grupo. A artista também é criadora e coordenadora do Núcleo de Aéreos, grupo de pesquisa e encenações nos equipamentos circenses aéreos.

PUBLICIDADE

Bichológico é um espetáculo direcionado para crianças pequenas. A música incidental é composta por Cláudio Levitan e arranjada por Kiti Santos. Débora Rodrigues ressalta que a trilha da peça é ingênua, alegre e pontua o espetáculo do início ao fim de forma minimalista, apostando no tema e na familiaridade da repetição, tão comum nesta etapa da vida das crianças. “Este contraste entre o lógico e o intuitivo, entre a ciência e a palhaçaria concedem uma dinâmica peculiar ao jogo” enfatiza a atriz.

ARTE SUSTENTÁVEL
Partindo das ilustrações do livro de Paula Tailtelbaum, o diretor de arte, Diego Steffani desenvolveu o conceito que orientou a criação da identidade visual da peça Bichológico. “Iniciamos com figuras geométricas que são amplamente utilizadas na educação infantil para trabalhar noções espaciais e percepções como coordenação visual-motora, a discriminação visual e a memória visual” explica Steffani.

Segundo o artista, os objetos geométricos coloridos agregados entre si na montagem dos bichos constroem novas formas; esses objetos destacam-se em um espaço branco evidenciado pela pintura do cenário criando uma ideia de página em branco gigante onde novas possibilidades podem ser desenhadas. “Os materiais e recursos utilizados para construção de cenário, adereços, bonecos e figurino foram cuidadosamente escolhidos, praticamente todos os elementos visuais da peça foram confeccionados com papel de embalagens e caixas de papelão, elementos que antes eram considerados resíduos e seriam destinados ao descarte viraram arte sustentável” detalha o diretor de arte.

PUBLICIDADE

Bichológico, que foi viabilizado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 1407/20.

FICHA TÉCNICA
BICHOLÓGICO
Com: Débora Rodrigues
Baseado no livro de Paula Taitelbaum
Concepção e Coordenação Geral: Débora Rodrigues
Música de Cláudio Levitan
Arranjos de Kiti Santos
Iluminação de Anderson Balheiro
Direção de Arte de Diego Steffani
Direção de Dilmar Messias
Design Gráfico da Pomo Estúdio
Fotografias de Adriana Marchiori e Cláudio Benevenga

ACESSE E SAIBA MAIS:
Instagram Bichológico: https://www.instagram.com/bichologico_
Instagram Débora Rodrigues: https://www.instagram.com/deborarodrigues_debirod
Instagram Circo Girassol: https://www.instagram.com/circoteatrogirassol

PUBLICIDADE

Informações para a imprensa:
Silvia Abreu

Fotos:
Adriana Marchiori

PUBLICIDADE