Instituto Ling recebe conversas sobre os bastidores da Bienal do Mercosul a partir da próxima quarta-feira, dia 29 de junho

Pics Música e Cultura | Instituto Ling recebe conversas sobre os bastidores da Bienal do Mercosul a partir da próxima quarta-feira, dia 29 de junho
Pics Música e Cultura | Instituto Ling recebe conversas sobre os bastidores da Bienal do Mercosul a partir da próxima quarta-feira, dia 29 de junho

A série de encontros Conversas de Cozinha reunirá integrantes de equipes que trabalham no dia a dia da mostra para explorar os processos criativos, executivos e técnicos por trás das obras. As inscrições para participar são gratuitas

13ª Bienal do Mercosul promove a série de encontros gratuitos Conversas de Cozinha – Bastidores da Bienal, a partir deste mês no Instituto LingPresenciais e mensais, as conversas reúnem integrantes das equipes do projeto educativo, da produção, da arquitetura, da engenharia e da montagem do evento para abordar o desenvolvimento de propostas artísticas, desde a concepção até a execução e inserção na 13ª Bienal.

O primeiro encontro acontece na próxima quarta-feira, dia 29 de junho, às 19h, no auditório do Instituto Ling. O foco da conversa inicial se dará em trabalhos da 13ª Bienal expostos no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), em especial o Hypnopedia, do artista Pedro Reyes, e a recriação do consultório de Lygia Clark, que serão comentados por Bruno Salvaterra (educativo), Eduardo Saavedra (arquitetura) e Luciane Bucksdricker (produção). São duas obras colaborativas que envolvem a participação de diversas equipes da Bienal, bem como do público, em sua construção e ativação. Os trabalhos servirão de mote para uma conversa sobre processos artísticos em arte contemporânea que extravasam noções clássicas de autoria. A atividade tem entrada franca, mediante inscrição sem custo no site www.institutoling.org.br.

Além de apresentar artistas e obras presentes nesta Bienal, a série de bate-papos tem como objetivo compartilhar aspectos menos conhecidos do público em geral, relacionados aos processos criativos e executivos por trás desses trabalhos, no contexto de uma Bienal do Mercosul. “Queremos ‘abrir a caixa preta’ da Bienal. Nossa intenção é desmistificar obras de arte enquanto produtos prontos e explorar seu viés processual, próximo a outros processos criativos e científicos. Pretendemos debater com a comunidade o modo como questões de viabilidade técnica, orçamentária, de cronograma e de fruição se sobrepõem e interferem na concepção artística inicial”, observa a curadora pedagógica da 13ª Bienal do Mercosul, Germana Konrath.

PUBLICIDADE

Os próximos encontros do projeto Conversas de Cozinha serão realizados nos dias 27 de julho31 de agosto28 de setembro26 de outubro e 9 de novembro, sempre às quartas-feiras, às 19h, apresentando outros espaços e obras que compõem a 13ª Bienal do Mercosul. Todas as conversas serão realizadas no auditório do Instituto Ling, apoiador cultural desta edição da mostra.

O Instituto Ling também irá receber, de julho a novembro, o seminário Zonas de Contato, que abordará a temática Trauma, Sonho e Fuga a partir de diferentes experiências, formações e áreas de conhecimento, ao longo de seis encontros presenciais. Em breve serão divulgadas as datas, os convidados confirmados e as inscrições para a atividade.

A 13ª Bienal do Mercosul é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio master do Santander e patrocínio para o Programa Educativo da Crown Embalagens. A mostra conta com apoio institucional do Centro Cultural UFRGS e apoio cultural do Instituto Ling. Realização Fundação Bienal do Mercosul, financiamento do sistema Pró-Cultura da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do RS. Realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal

PUBLICIDADE

SOBRE OS PARTICIPANTES DO PRIMEIRO BATE-PAPO
Bruno Salvaterra é graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atua em projetos educativos desde 2011, tendo participado da equipe de mediação da Bienal do Mercosul desde a 8ª até a 11ª edição. Foi coordenador da equipe de mediadores do Projeto Educativo da Fundação Iberê Camargo e integrou a equipe da Ação Educativa do Santander Cultural. Atualmente é assistente do Projeto Educativo da 13ª Bienal do Mercosul, no qual é responsável pela operação da equipe de mediadores e supervisores.

Eduardo Ignacio Arqueros Saavedra é arquiteto e urbanista formado pelo Centro Universitário Ritter dos Reis em 2010. Durante o curso, em 2007, participou de programa de intercâmbio na Universidad Diego Portales, em Santiago (Chile). Trabalha no escritório Hestúdio, especializado em arquitetura efêmera, comercial e de cenografia, sendo responsável pela criação, desenvolvimento e execução de projetos. É responsável pela arquitetura da 13° Bienal do Mercosul ao lado dos arquitetos Felipe Helfer, Everton Garcia de Farias e Julia Qualisoni, também integrantes da Hestúdio.

Luciane Bucksdricker é produtora, artista visual e pesquisadora. Doutora e mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com período de doutorado-sanduíche (2020) na Universitat Politècnica de València (Espanha). Como produtora, já trabalhou em diversas instituições como a Fundação Iberê Camargo, o Santander Cultural e a Fundação Bienal do Mercosul – na 6ª, 8ª e 9ª edições –, destacando-se as exposições monográficas de Jorge Macchi e Eugênio Dittborn no Santander Cultural (2007) e a produção do projeto educativo “Invenções Caseiras” (2013). Na 13ª Bienal do Mercosul, é a produtora responsável pelo Museu de Artes Visuais do Rio Grande do Sul (MARGS).

PUBLICIDADE

SERVIÇO
Conversas de Cozinha – Os Bastidores da Bienal no MARGS
Dia 29 de junho, quarta-feira, às 19h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Gratuito, mediante inscrição prévia no site www.institutoling.org.br

Os inscritos receberão certificado de participação na atividade

AÇÕES DE PREVENÇÃO E COMBATE AO CORONAVÍRUS
O Instituto Ling segue recomendando o uso correto de máscara (e fornecendo o item se os clientes precisarem), disponibilizando álcool gel e estabelecendo distanciamento, com limite no número de participantes nas atividades. O guia completo do centro cultural, que detalha os cuidados de prevenção e combate ao coronavírus, pode ser conferido em https://institutoling.org.br.

INFORMAÇÕES ÚTEIS
Site Oficial: institutoling.org.br
Facebook: www.facebook.com/InstitutoLing
Instagram: www.instagram.com/Instituto.Ling
Twitter: twitter.com/@InstitutoLing
YouTube: www.youtube.com/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

PUBLICIDADE