Orquestra da Ulbra retoma os Concertos Didáticos

O projeto Concertos Didáticos está ativo novamente. A iniciativa, realizada há mais de 15 anos pela Orquestra de Câmara da Ulbra, leva música orquestral para crianças da rede pública de ensino

Nas próximas semanas, serão realizadas apresentações nas cidades de Novo Hamburgo, no dia 23/6; e Taquara, no dia 27/6. Recentemente, o projeto passou pelas cidades de Sapiranga e Guaíba. Ao todo, o projeto deve reunir aproximadamente 2.400 crianças e mais de 60 escolas públicas. Os concertos são gratuitos para crianças previamente inscritas através das secretarias municipais e estaduais de educação.

O repertório inclui obras de importantes compositores da história da música, como Concerto em Ré Maior, de A. Vivaldi; Divertimento em RéM, de W.A. Mozart; A música noturna de Madri, de Luigi Boccherini; e também  Temas do filme Aladin; do folclore brasileiro, Samba Lelê e Danças Gaúchas, de Alfred Hulsberg. O objetivo é democratizar o acesso à música orquestral e formar novas plateias, contribuindo na ampliação dos horizontes culturais dos alunos.

A escolha do programa e regência dos concertos é do maestro Tiago Flores, que desenvolve projetos nesta área há mais de quinze anos. Durante o concerto, ele conversará com as crianças, explicando os instrumentos, ensinando alguns ritmos, falando sobre as obras e compositores apresentados. Ao final de cada espetáculo, alunos são convidados a interagir com a Orquestra.

PUBLICIDADE

SERVIÇO

CONCERTOS DIDÁTICOS – ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA
CIDADE: NOVO HAMBURGO
Data: Quinta-feira (23/6)
Horário: 15h
Local: Centro Municipal de Cultura

CONCERTOS DIDÁTICOS – ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA
CIDADE: TAQUARA
Data: Segunda-feira (27/6)
Horário:  14:15h
Local: Auditório do IACS

PUBLICIDADE

*Concertos gratuitos para crianças de escolas previamente inscritas.

PROGRAMA
Antonio Vivaldi –  Concerto em Ré Maior
Wolgang Amadeus Mozart – Divertimento em RéM
Luigi Boccherini – A música noturna de Madri
Menken, Ashman e Rice – Temas do filme Aladin
Anônimo- Folclore brasileiro – Samba Lelê 
Alfred Hulsberg – Danças Gaúchas
Solista: Jorge Matte (percussão)
Regência: Tiago Flores

O projeto Concertos Didáticos com Orquestra de Câmara da Ulbra é uma realização da Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo – Governo Federal, Pátria Amada Brasil.

PUBLICIDADE

Assessoria de Imprensa:
Raphaela Donaduce – Dona Flor Comunicação

Fotos:
Carol de Goes

PUBLICIDADE