Fernanda Gassen faz intervenção artística ao vivo em parede do Instituto Ling

De 6 a 10 de junho, o público poderá acompanhar a criação, em tempo integral, de uma obra feita com materiais como giz de fio e aquarela. Após a finalização do trabalho, a artista comentará o resultado em bate-papo com a curadora Luísa Kiefer, no dia 11, às 11h

Instituto Ling recebe na próxima semana a artista visual gaúcha Fernanda Gassen para uma intervenção ao vivo em uma das paredes do centro cultural. De segunda a sexta-feira (6 a 10 de junho), das 10h30 às 20h, o público poderá acompanhar a criação da obra em tempo integral, observando as escolhas, os gestos e os movimentos da artista que utilizará materiais como giz de fio e aquarela na concepção do trabalho inédito. A entrada é franca.

Após o fim da intervenção, Fernanda comentará a experiência e o resultado em bate-papo com o público e a curadora Luísa Kiefer no sábado, dia 11, às 11h. A conversa poderá ser acompanhada gratuitamente no Instituto Ling ou no canal do YouTube do centro cultural. Para participar, é necessário fazer a inscrição sem custo no site www.institutoling.org.br.

A parede-obra de Fernanda Gassen ficará exposta para visitação até o dia 30 de julho, com entrada franca. A atividade faz parte do Ling Apresenta, projeto que estreou no último mês de abril recebendo o artista visual bajeense Bruno Tamboreno e que ainda contará com intervenções de outros dois nomes da arte contemporânea que participarão da iniciativa até o fim do ano. O Ling Apresenta tem realização do Instituto Ling e Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.

PUBLICIDADE

Sobre a artista
Fernanda Gassen (São João do Polêsine) vive e trabalha em Porto Alegre. Possui doutorado em Poéticas Visuais pela UFRGS, graduação pela UFSM e atua como professora de Artes Visuais no CAp/UFRGS. Em seu processo artístico recente, reportagens criminalísticas, pesquisas estatísticas e literatura de gênero são vertidas em proposições gráficas, propostas conceituais ou estruturas visuais que pensam essas recorrências. As noções de quantidade, repetição, expressão numérica, acúmulo e proporção que caracterizam esse tipo de referencial também estão presentes em sua poética, seja na construção dos trabalhos ou nas suas formas de apresentação.

Sobre a curadora
Luísa Kiefer (Porto Alegre, 1986) é mestre e doutora em História, Teoria e Crítica de Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS e formada em Jornalismo pela PUCRS. Em 2017, foi pesquisadora visitante no departamento de fotografia do Centre for Research and Education in Art and Media (CREAM) da Universidade de Westminster em Londres. Nos últimos anos, realizou a curadoria de exposições individuais e coletivas em diferentes espaços, como Fundação Ecarta, Goethe-Institut Porto Alegre, Instituto Ling, Espaço Cultural ESPM-Sul e Fundação Vera Chaves Barcellos. Desde 2018, coordena, junto com Eduardo Veras, o projeto de catalogação da obra da artista plástica Gisela Waetge. Em 2019, foi curadora geral do Linha, espaço independente de artes visuais em Porto Alegre. Em 2021, recebeu o XIV Prêmio Açorianos de Artes Plásticas na categoria Jovem Curadora/Aliança Francesa.

SERVIÇO
Ling Apresenta Fernanda Gassen, com intervenção artística inédita
De 6 a 10 de junho, segunda a sexta-feira, das 10h30 às 20h
Após ser finalizada, a intervenção ficará exposta até o dia 30 de julho
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Entrada franca

PUBLICIDADE

Conversa com a artista Fernanda Gassen e a curadora Luísa Kiefer
Dia 11 de junho, sábado, às 11h
No Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS) e em transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do centro cultural (www.youtube.com/InstitutoLingCultural)

Gratuito, mediante inscrição prévia no site www.institutoling.org.br

Ações de prevenção e combate ao coronavírus

O Instituto Ling segue recomendando o uso correto de máscara (e fornecendo o item se os clientes precisarem), disponibilizando álcool gel e estabelecendo distanciamento, com limite no número de participantes nas atividades. O guia completo do centro cultural, que detalha os cuidados de prevenção e combate ao coronavírus, pode ser conferido em https://institutoling.org.br.

INFORMAÇÕES ÚTEIS
Site Oficial: institutoling.org.br
Facebook: www.facebook.com/InstitutoLing
Instagram: www.instagram.com/Instituto.Ling
Twitter: twitter.com/@InstitutoLing
YouTube: www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]

Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas. 
Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.

PUBLICIDADE

Informações para a imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Foto:
Rafael Roso Berlezi

PUBLICIDADE