Adagios e Serenatas no Domingo Clássico da Orquestra da Ulbra

Entre os destaques do programa estão Adágio para cordas, de Samuel Barber e Adagio de Remo Giazotto, mais conhecido como Adagio de Tomaso Albinoni – peças popularmente conhecidas por terem sido trilhas de filmes. Concerto é neste domingo (5/6), às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil

No Domingo Clássico de junho, a Orquestra de Câmara da Ulbra selecionou Adagios e Serenatas para compor o programa. O concerto ocorre neste domingo (5/6), às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280).

entrada é franca, porém sugere-se a doação de alimentos não perecíveis e agasalhosem bom estado para a campanha Juvenil Solidário, que apoia instituições e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O concerto inicia com Adágio para cordas, op.11, a obra mais conhecida de Samuel Barber. É trilha conhecida em filmes, como Platoon(1986), drama de guerra dirigido por Oliver Stone. 

Em seguida, a Orquestra executa Norturno,de Alexandre Borodin. O movimento é o que se destaca no Quarteto para Cordas nº 1, uma das obras mais notáveis do compositor.

A próxima música é Adágio em Sol Menor, obra de Remo Giazotto, baseada no manuscrito de Tomaso Albinoni. A música é bastante conhecida, tendo sido usada como música de filmes, como Gallipoli (1981), dirigido por Peter Weir; além de programas de televisão e anúncios. Esta peça contará com a participação de Eduardo Knob, ao órgão.

Em seguida, Serenata uma das obras mais publicadas do austríaco Franz Schubert, escrita em 1826. Para encerrar o concerto, Serenata para Cordas, Op. 22, de Antonin Dvorak – um dos principais nomes do período romântico e a figura mais representativa da composição tcheca.

SERVIÇO:
ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA 
DOMINGO CLÁSSICO 
Data: Domingo (5/6) 
Horário: 19h
Local: Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)

Entrada Franca*

*Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário sugere-se a doação de alimentos não perecíveis e agasalhos em bom estado.

Transmissão ao vivo pelo YouTube da Orquestra: https://www.youtube.com/orquestradecamaradaulbra

PROGRAMA: 
SAMUEL BARBER: Adágio para cordas, op.11
ALEXANDER BORODINNoturno
REMO GIAZOTTO: Baseado no manuscrito de Tomaso Albinoni (1671-1751): Adágio em Sol Menor | Participação: Eduardo Knob (Órgão)
FRANZ SCHUBERT: Serenata(orquestração Rodrigo Bustamante)
ANTONIN DVORAK: Serenata para cordas, Op. 22
REGÊNCIA: Tiago Flores

Os concertos da Orquestra de Câmara da Ulbra são realizações da Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo – Governo Federal, Pátria Amada Brasil.

Assessoria de Imprensa:
Raphaela Donaduce – Dona Flor Comunicação

Fotos:
Eduardo Seidl

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Dona Flor Comunicação, Música, Orquestra de Câmara da Ulbra e marcado , , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.