Intervenção artística inédita de Bruno Tamboreno pode ser visitada no Instituto Ling até o dia 28 de maio

Desenvolvido em um espaço com seis metros de largura e quase três de altura, o grande desenho foi feito com materiais como carvão, pastel seco, bastão oleoso, além de incisões com goivas e colagem com papéis artesanais

A intervenção inédita criada pelo artista visual bajeense Bruno Tamboreno para o Instituto Ling pode ser conferida gratuitamente até o dia 28 de maio, com visitas livres de segunda a sábadodas 10h30 às 20h. Desenvolvido em um espaço com seis metros de largura e quase três de altura, o grande desenho foi feito com materiais como carvão, pastel seco, bastão oleoso, além de incisões com goivas e colagem com papéis artesanais.

O trabalho, construído a partir de registros fotográficos, memórias e imagens presenciadas por Bruno durante a vivência no centro cultural, pode ser observado à distância, mas também convida o público a aproximar o olhar para perceber os detalhes e as texturas do seu interior. Os bastidores da produção, que puderam ser acompanhados em tempo real por quem passou pelo Instituto Ling no começo de abril, foram registrados em um minidocumentário, feito pela produtora Eroica Conteúdo, disponível no canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/InstitutoLingCultural).

A parede-obra, com curadoria da jornalista e pesquisadora Luísa Kiefer, faz parte do projeto Ling Apresenta, que, até o fim deste ano, receberá outros três artistas contemporâneos. Os profissionais também serão convidados pela curadora a intervir no espaço, criando um trabalho inédito durante uma semana, enquanto o público que passeia pelo Instituto Ling os observa. 

PUBLICIDADE

O Ling Apresenta tem realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL – ARTE
Ling Apresenta obra de Bruno Tamboreno 
Curadoria: Luísa Kiefer
Período de visitação: até 28 de maio, de segunda a sábado, das 10h30 às 20h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Entrada franca

Sobre o artista
Bruno Tamboreno (Bagé, 1989) é mestre em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e bacharel em Artes Visuais pela mesma instituição. Explora a construção da imagem através de um pensamento gráfico concebido no diálogo entre o desenho e a fotografia. A partir da experiência do olhar oblíquo sobre a paisagem urbana, observa, registra e acumula imagens fragmentárias desse espaço e busca recombiná-las em uma investigação interessada no próprio processo do desenho. Como membro do Núcleo de Arte Impressa da UFRGS, interessa-se pela gravura em seu conceito expandido, como uma linguagem que agrega tradição e experimentação. Participa regularmente de eventos ligados a arte, em exposições individuais e mostras coletivas no Brasil e no exterior. Atualmente, vive e trabalha em Porto Alegre.

PUBLICIDADE

Sobre a curadora
Luísa Kiefer (Porto Alegre, 1986) é mestre e doutora em História, Teoria e Crítica de Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS e formada em Jornalismo pela PUCRS. Em 2017, foi pesquisadora visitante no departamento de fotografia do Centre for Research and Education in Art and Media (CREAM) da Universidade de Westminster em Londres. Nos últimos anos, realizou a curadoria de exposições individuais e coletivas em diferentes espaços, como Fundação Ecarta, Goethe-Institut Porto Alegre, Instituto Ling, Espaço Cultural ESPM-Sul e Fundação Vera Chaves Barcellos. Desde 2018, coordena, junto com Eduardo Veras, o projeto de catalogação da obra da artista plástica Gisela Waetge. Em 2019, foi curadora geral do Linha, espaço independente de artes visuais em Porto Alegre. Em 2021, recebeu o XIV Prêmio Açorianos de Artes Plásticas na categoria Jovem Curadora/Aliança Francesa.

Ações de prevenção e combate ao coronavírus
O Instituto Ling segue recomendando o uso correto de máscara (e fornecendo o item se os clientes precisarem), disponibilizando álcool gel e estabelecendo distanciamento, com limite no número de participantes nas atividades. O guia completo do centro cultural, que detalha os cuidados de prevenção e combate ao coronavírus, pode ser conferido em https://institutoling.org.br.

Informações úteis
Site Oficial: institutoling.org.br
Facebook: www.facebook.com/InstitutoLing
Instagram: www.instagram.com/Instituto.Ling
Twitter: twitter.com/@InstitutoLing
YouTube: www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]

PUBLICIDADE

Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas. 
Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Foto:
Marlon Laurencio

PUBLICIDADE