Sergius Gonzaga analisa O Tempo e o Vento, de Erico Verissimo, em curso de literatura no Instituto Ling

Em três encontros nos dias 10, 17 e 24 de maio, o professor apresenta os aspectos essenciais da trilogia que resgata mais de duzentos anos de história do Rio Grande do Sul 

Uma das personalidades mais queridas da cena literária de Porto Alegre, o professor Sergius Gonzaga volta a encontrar o público presencialmente no Instituto Ling para analisar a trilogia O Tempo e o Vento, de Erico Verissimo.

Serão três encontros, realizados uma vez por semana, nos dias 10, 17 e 24 de maio, sempre nas terças-feiras, às 19h. As aulas discutirão os aspectos essenciais da obra que resgata mais de duzentos anos de história do Rio Grande do Sul e que registrou traços da identidade gaúcha a partir de personagens como Ana Terra e Capitão Rodrigo.

As matrículas para o curso custam R$258 e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br e na recepção do centro cultural.

PUBLICIDADE

Publicada entre 1949 e 1962, a saga é dividida em três romances – O ContinenteO Retrato e O Arquipélago – que recontam a realidade fervilhante do país, cobrindo desde o Brasil Colônia até o começo da Quarta República e momentos importantes da história das Missões e do pampa, em meio à trajetória fictícia protagonizada pela família Terra Cambará. A narrativa, que já ganhou adaptações para as telas em formato de longa-metragem, novela e minissérie, é considerada a obra-prima de Verissimo, um dos mais populares escritores brasileiros do século 20.

Sobre o ministrante
Doutor em Letras, Sergius Gonzaga é professor de Literatura Brasileira na UFRGS. Foi um dos fundadores do curso Unificado e do colégio Leonardo Da Vinci, além de ter atuado como diretor da Editora da UFRGS (1986-1994), diretor do Instituto Estadual do Livro (2003-2004) e secretário de Cultura de Porto Alegre (2005-2012). Atualmente é responsável pela Universidade Aberta e pela Coordenação do Livro da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Ministra palestras e cursos sobre Literatura Brasileira e Literatura Latino-Americana mundo afora.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL – LITERATURA
Curso O essencial em O Tempo e o Vento
Com o professor de literatura Sergius Gonzaga
Dias 10, 17 e 24 de maio
Terças-feiras, das 19h às 21h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

PUBLICIDADE

Matrícula
R$258,00

Pontos de venda
Site: www.institutoling.org.br
Recepção do Instituto Ling: funcionamento de segunda a sábado, das 10h30 às 20h

Ações de prevenção e combate ao coronavírus
O Instituto Ling segue recomendando o uso correto de máscara (e fornecendo o item se os clientes precisarem), disponibilizando álcool gel e estabelecendo distanciamento, com limite no número de participantes nas atividades. O guia completo do centro cultural, que detalha os cuidados de prevenção e combate ao coronavírus, pode ser conferido em https://institutoling.org.br/.

PUBLICIDADE

Informações úteis:
Site Oficial: institutoling.org.br
Facebook: www.facebook.com/InstitutoLing
Instagram: www.instagram.com/Instituto.Ling
Twitter: twitter.com/@InstitutoLing
YouTube: www.youtube.com/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Foto:
Joel Vargas/ PMPA

PUBLICIDADE