Blaze Bayley – War Within Me (Um Metal por Dia)

Blaze Bayley é um persistente. O cantor, que viveu o auge da sua carreira nos anos que integrou o Iron Maiden, praticamente caiu no esquecimento algum tempo depois, quando a sua trajetória solo perdeu o ímpeto dos ótimos “Silicon Messiah” (2000) e “Tenth Dimension” (2002)
Sem nunca parar de trabalhar, dentro do estúdio ou em cima dos palcos, o vocalista lançou em 2021 o seu 11º álbum individual, intitulado “War Within Me”. Acompanhado por Chris Appleton (guitarra), Karl Scharmm (baixo) e Martin Mcnee (bateria), Bayley criou aqui um dos repertórios mais enérgicos e envolventes da sua fase pós-donzela.
O registro, que ainda surpreende pela sua vibe alto-astral, conta com dez composições diretas, que juntas não ultrapassam os 40 minutos de duração. Os riffs pesados, as melodias grudentas e os refrões grandiosos são os principais elementos do álbum, que dá uma perspectiva bem atual ao Heavy Metal da década 80.
Se o vocalista já teve que lidar com a morte da sua esposa e com a intensa modificação de integrantes da sua banda, “War Within Me” tem um tom confessional bastante evidente, em que temas como a superação parecem falar mais sobre a vida do cantor do que a respeito de histórias genéricas.
A faixa-título, “303”, “Warrior”, “Pull Yourself Up”, “18 Flights” e a trinca “The Dream of Alan Turing”, “The Power of Nikola Tesla” e “The Unstoppable Stephen Hawking” são os destaques do material, que é cativante e que ainda mostra como Blaze Bayley segue em forma.
O vocalista encontrou em Appleton o seu parceiro perfeito e tem trilhado o seu próprio caminho, de forma segura e sem se importar com aqueles que ainda tentam diminuir as suas qualidades como frontman.
Impressionante e vibrante, “War Within Me” é um dos discos mais legais de 2021, que chegou ao brasil em versão nacional pela Dynamo Records.