Navegando em Alto Mar, O single de estreia do projeto ÁGUAS de Miguel Veleda

O single “Navegando em Alto Mar” é a música de estreia do projeto ÁGUAS, do compositor Miguel Veleda, que acaba de chegar no casting de novos artistas da Loop Discos

No ano em que celebra 18 anos de existência, a Loop apresenta uma série de artistas e projetos que despontam na cena da música nacional e internacional.

A composição é de autoria do músico e foi criada em “voz e viola”, como ele mesmo descreve. Na sequência, a inspiração foi lapidada junto com o produtor Leo Cassiano, do estúdio Cleitinho Records, e com os parceiros da banda de Miguel.

Navegando em Alto Mar surge para falar sobre como enfrentar um novo caminho mesmo sem saber se tudo vai dar certo. “Vai com medo mesmo” e deixa o barco te levar! Além da música, Miguel traz para a divulgação deste primeiro single elementos visuais que são representados por um barquinho de papel, que conta a história visualmente, ou seja, identifica-o como um símbolo de coragem, pois enfrentar o alto mar com um barquinho de papel não é uma tarefa fácil para ninguém.

PUBLICIDADE

“Eu compus Navegando em Alto Mar pensando no momento de transição que estou passando. Sinto que todos nós passamos por várias transformações nesse período de pandemia e comigo não seria diferente. As mudanças envolvem tanto o fim de um relacionamento – uma nova fase para o amor – quanto o começo do projeto ÁGUAS – uma nova fase para minha música”, revela Miguel Veleda.

Para quem ainda não teve a chance de ouvir e ver Miguel Veleda nos “streamings da vida”, fica a dica que o estilo do músico passeia pelo surf groove, uma mistura de reggae, rock e soul. Neste novo single, que faz parte de um repertório que se transformará em um álbum com 13 faixas inéditas, tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2022, o pop entra para somar a “estilera” surf groove.

O projeto é mais que um álbum. ÁGUAS tem o objetivo de criar uma rede engajada no tema Águas Locais, e o artista fará dois movimentos, nos quais a ideia é causar impacto real na preservação das águas! Seja influenciando ações pessoais do dia a dia quanto ações em comunidade para preservar um bem tão precioso e que já faz falta em muitos lugares ao nosso redor. As ações acontecem uma no inverno e outra no verão. Mais informações vão ser divulgadas nas redes sociais do artista.

PUBLICIDADE

E por que ÁGUAS? Porque a água para Miguel Veleda é um lugar de aprendizagem e na vida do músico ela aparece principalmente associada ao mar. A água em suas mais diversas formas tem significados múltiplos e tal percepção é explorada nas músicas. “Gosto de criar com metáforas e uso elementos da natureza para deixar as músicas mais abrangentes. Ao invés de falar sobre encontrar o amor em um bar, falo do encontro do mar com o céu”, comenta Miguel.

Miguel Veleda: carreira e próximos passos

Miguel Veleda, que tem carreira autoral, lançou a primeira música, “Neve na Montanha“, em outubro de 2020. Deste período para frente, reuniu todos os singles produzidos nas plataformas digitais e já tem mais de 180 mil streamings e 10 mil ouvintes mensais no Spotify.

PUBLICIDADE

Por ter presente em sua vida uma causa nobre e essencial, a água do Planeta, os projetos de Miguel passam pela ideia de lançar ÁGUAS, ainda em 2022. Um álbum conceitual que explora a conexão delas com o músico. Seja as águas do mar ou as do Guaíba, na cidade de Porto Alegre, que ele entende como o quintal da sua casa na zona sul da cidade. Além disso, o músico tem forte identificação com causas ambientais porque compreende que “o ser humano não tem como continuar vivendo como vive e esperar que o planeta aguente.”

Disso tudo, surge a pergunta: por que não ajudar (nem que seja um pouquinho) a mãe natureza conscientizando as pessoas sobre esse tema? Miguel mesmo responde: “Sempre digo que não adianta querer ser famoso e cheio da grana para começar a fazer a diferença, tem que começar logo! Até hoje fiz tudo sozinho de forma extremamente independente. Agora decidi terceirizar boa parte das minhas tarefas e com isso lançar meu projeto de forma mais profissional, buscando atingir novos públicos e criar conexões que vão ser importantes para minha trajetória na música e para as ações de conscientização do ÁGUAS”.

Miguel Veleda e a banda

PUBLICIDADE

Miguel Veleda nasceu dos palcos. Cursava engenharia mecânica na UFRGS e lá conheceu a primeira banda, a Cadê o Lhama, que começou a tocar por brincadeira. Segundo o músico, foi neste momento que despertou ainda mais o gosto pela música, pela banda e pelos amigos. Neste momento, decidiu levar a carreira com seriedade. Nesta jornada de cinco anos, aprendizados e evolução na música ganharam forma, além de fãs que foram se aglomerando genuinamente ao longo desse período. Na sequência, veio a banda Irena, e agora o foco é no projeto Miguel Veleda.

A banda é formada por cinco integrantes que contribuem muito no dia a dia da carreira de Miguel. Nesse caminho junto com Miguel, a formação oficial é: Vegas (teclado), Leo (baixo e também produtor), Vissa (bateria) e Davi (guitarra), mas pode variar conforme “o movimento das águas”, ou seja, a necessidade ou logística.

18 ANOS DE LOOP

PUBLICIDADE

Tudo que envolve som e música tem um ponto de partida. É na Loop Reclame e Loop Discos, que o som conta histórias, ou melhor, faz história. Neste ano, em que completa 18 anos, a agência “full music service” traz uma gama de novidades: uma delas diz respeito à sequência de artistas que passam a ganhar visibilidade pelas mãos da Loop Discos. Só no primeiro trimestre de 2022, já são 30 artistas lançados.

“Celebrar os 18 anos da Loop Reclame e Loop Discos é uma alegria imensa, ainda mais porque uma nasceu da existência da outra e hoje ambas caminham juntas. Nos sentimos prontos para mais desafios pelo mundo. Sempre investindo em novos artistas e arejando os formatos da agência de música, afinal, somos e vivemos música 24h por dia. E nada melhor do que a música para fazer vibrar nossos sonhos”, revela Edu Santos, sócio co-fundador da produtora brasileira Loop Reclame e diretor artístico do selo e editora Loop Discos.

Loop Discos é um selo musical brasileiro, mas que conquista desde 2019 destaque na cena musical mundial, da premiada agência de música Loop Reclame, organizada para sonorizar histórias tanto na publicidade quanto na música, no cinema e em eventos culturais. Ao longo de quase duas décadas de trajetória, a Loop Reclame integra genuinamente quatro áreas: Pro, Id, Lab e Discos. É através da música que a Loop se dedica também à ideia de conectar artistas com marcas, levando toda essa sonoridade aos diversos tipos de pessoas.

PUBLICIDADE

A Loop Discos impulsiona, planeja, produz, edita e distribui novos artistas. Tem no casting mais de 80 artistas, que estão espalhados pelo Brasil, Portugal, Inglaterra, Uruguai, EUA e Moçambique, e uma diversidade de gêneros musicais como: pop, rock, indie, jazz, infantil, folk, eletrônica, ska, funk, instrumental, world music, mpb, samba, rap e reggae. A Loop Discos desenvolve curadoria para eventos e festivais como: o Pepsi Twist Land e o Festival Latino-americano de Cerveja. Nos últimos dois anos, artistas do label foram vencedores no Festival EDP Live Bands e representaram o Brasil no Festival NOS Alive, um dos maiores da Europa. E ainda foi responsável pela curadoria de dois Isolamentos na pandemia: o Isolamento Acústico, em 2020, e o Isolamento Music Lab, em 2021. O selo possui mais de mil obras registradas e trezentos lançamentos, e tem estúdios e produtores em POA, SP e Lisboa.

SERVIÇO:
O que: Lançamento Single Navegando em Alto Mar
Quando: sexta, dia 29 de abril, nas plataformas digitais, 00h

Plataformas Digitais Miguel Veleda
Instagram: http://bit.ly/igmiguelveleda
Facebook: http://bit.ly/fbmiguelveleda
Spotify: http://spoti.fi/3LYJ88j
YouTube: http://bit.ly/ytmiguelveleda

PUBLICIDADE

FICHA TÉCNICA:
Compositor: Miguel Veleda
Intérprete: Miguel Veleda
Produtor: Leonardo Cassiano – Estúdio Cleitinho Records
Teclado e Sintetizadores: Marcelo Brusque
Guitarras: Davi Catto
Baixo: Leonardo Cassiano
Bateria (MIDI): Leonardo Cassiano
Capa: Dudart Studio
Identidade Visual do projeto: Dudart Studio
Diretora de Arte: Dudar
Fotos: Iago Leon

Assessoria de Imprensa:
Ana Paula Silveira

PUBLICIDADE