Centro Cultural 25 de Julho oferece palestra sobre a história de Porto Alegre em comemoração aos 250 anos da cidade

A atividade, ministrada pelo jornalista Olavo Fröhlich, acontece presencialmente no dia 22 de abril, sexta-feira, às 19h30, destacando os casais de açorianos que deram início à povoação da capital gaúcha.

Como parte das celebrações do aniversário de 250 anos da capital gaúcha, o Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre convida o jornalista Olavo Fröhlich para ministrar uma palestra sobre o início da fundação da cidade. O pesquisador, que tem acentuado interesse na história do Rio Grande do Sul e na imigração alemã, apresentará, com a habilidade de um contador de histórias, detalhes sobre a chegada dos casais de açorianos na capital.
 
A atividade poderá ser acompanhada presencialmente no centro cultural (Rua Germano Petersen Junior, 250) no dia 22 de abrilsexta-feira, às 19h30. O ingresso é 1kg de alimento não perecível, que deverá ser entregue durante o evento (as coletas serão destinadas à  Casa do Artista Riograndense).

Para participar, é necessário fazer inscrição prévia pelo e-mail [email protected].
 
O destino dos 60 casais que aportaram em Porto Alegre em 1752, era ocupar o território dos Sete Povos das Missões, onde nunca chegaram. Ficaram no meio do caminho, descarregados no Porto do Dornelles, hoje Usina do Gasômetro, de propriedade do sesmeiro Jerônimo de Ornellas. Por 20 anos esperaram solução que veio com a desapropriação da sesmaria, a criação do núcleo urbano e a distribuição de datas (colônias de terra) aos casais, agora em maior número. Na mesma época, no dia 26 de março de 1752, a vila foi elevada à freguesia, tornou-se paróquia, sendo a data reconhecida como o dia da fundação da cidade.
 
A conversa com o público do Centro Cultural 25 de Julho terá abrangência ainda maior, detalhando os interesses da Coroa Portuguesa de trazer para o sul do Brasil casais açorianos para seu povoamento. Durante o encontro, Olavo mostrará como a Colônia do Sacramento, desguarnecida de suporte próximo e importante fortificação no estuário do Rio da Prata, era importante para o acesso luso às minas de prata do Paraguai.
 
Na época, os Casais Açorianos eram trazidos para a Ilha de Santa Catarina e, de lá, distribuídos para a fundação de povoados, sempre em número de 60 casais. Naquele Estado deram início à Vila do Desterro, hoje Florianópolis, Santo Antônio de Lisboa, Ribeirão da Ilha. No continente, iniciaram o povoamento de São Miguel, São José, Imbituba e Laguna. No Rio Grande do Sul, engrossaram o povoado de Rio Grande e São José do Norte e fundaram Taquari, Mostardas, Estreito, Morro Grande de Santana e Porto Alegre.
 
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL
O que: Palestra A epopeia dos casais açorianos de número – Com o jornalista Olavo Fröhlich
Quando: Dia 22 de abril, sexta-feira, às 19h30
Onde: Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre (Rua Germano Petersen Junior, 250 – Higienópolis – Porto Alegre/ RS)

O ingresso é 1kg de alimento não perecível, que deverá ser entregue durante o evento (as coletas serão destinadas à  Casa do Artista Riograndense)

PUBLICIDADE

Para participar, é necessário fazer inscrição prévia pelo e-mail [email protected]
 
Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos

Informações para a imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Foto:
Fritz Steisslinger / Reprodução
Fischereihafen in Porto Alegre (Porto pesqueiro em Porto Alegre). Obra de Fritz Steisslinger (1934)

PUBLICIDADE