Em turnê pelo Mercosul, Grupo Fato apresenta show Claro Movimento em Porto Alegre

Espetáculo dirigido por Márcio Mattana será no dia 27 de abril no Teatro do CHC Santa Casa, em Porto Alegre. O grupo ainda realiza apresentações em Curitiba, Buenos Aires e Montevidéu

Em abril, o Grupo Fato inicia turnê pelo Mercosul com o show “Claro Movimento”, dirigido por Márcio Mattana. O grupo passará pelas cidades de Curitiba, Buenos Aires, Montevidéu e depois desembarca em Porto Alegre para um espetáculo no dia 27 de abril, no Teatro do CHC Santa Casa (Av. Independência, 75).

No show, todos os integrantes do Grupo Fato cantam e tocam os tamancos de fandango caiçara (com os pés) e a Tamancalha, um batedor manual de tamancos criado especialmente para o grupo em 2002, já que sonoridades percussivas são bastante presentes nos arranjos. 

Tanto o cenário quanto o figurino remetem às canções do grupo, que abordam temas como movimento, transformação, paisagens, distâncias e passagem do tempo. O show tem cerca de 75 minutos, com 11 canções do novo álbum homônimo, outras 4 que marcaram a trajetória do grupo e ainda uma inédita, que reverencia os índios Nambiquara.

PUBLICIDADE

Os figurinos têm assinatura da H-AL – Alexandre Linhares e Thifany F., dupla que veste o Fato desde 2011 e que trabalhou com Elza Soares, entre outros artistas.  Para este trabalho, eles se inspiraram nos viajantes exploradores e na viagem, em referência aos caminhos percorridos e bagagens que as pessoas costumam carregar.

No espetáculo, Grace Torres está nos teclados; Ulisses Galetto no baixo e violão; Priscila Graciano na bateria e percussão; Daniel Fagundes na guitarra, baixo e percussão e Andrezza Prodóssimo, no acordeom, teclados e percussão corporal.  

CLARO MOVIMENTO: NONO ÁLBUM DO GRUPO FATO
Nono álbum da carreira do Grupo Fato, Claro_Movimento foi produzido pelo carioca João Cavalcanti e mostra a maturidade e a leveza de um movimento de quase 3 décadas de trajetória ativa do grupo.

PUBLICIDADE

O álbum é inspirado nos títulos de duas canções: “Claro”, com música de Grace Torres e letra de Benito Rodriguez; e “Movimento”, canção-síntese de Antônio Saraiva com apenas nove palavras e que ganhou um single com lançamento independente.

O álbum tem 12 canções ineditas, com cinco compositores que ainda não haviam sido gravados pelo grupo: Humberto Araújo, Victor Neto, Doriane Conceição e Márcio Mattana, além de Andrezza Prodóssimo, a mais nova integrante e multi-instrumentista que gravou pela 1ª vez com o FATO.

O trabalho consolida a sonoridade particular do grupo criada ao longo tempo, com combinações musicais que mesclam elementos tradicionais da cultura paranaense e universal com instrumentos convencionais e outros criados pelo grupo, como a Tamancalha – um batedor manual de tamancos. 

PUBLICIDADE

Tudo isso interage com doses de intervenções eletrônicas como loops, processamentos e programações. Neste novo trabalho, a percussão corporal passou a integrar os arranjos, ampliando a gama de timbres explorados.

O Grupo Fato, formado em 1994, em Curitiba, é formado atualmente por Andrezza Prodóssimo, Grace Torres, Daniel Fagundes, Priscila Graciano e Ulisses Galetto.

O álbum está à venda no link: https://tratore.com.br/smartlink/claromovimento 

PUBLICIDADE

SERVIÇO
O que: GRUPO FATO APRESENTA SHOW CLARO MOVIMENTO
Quando: Quarta-feira (27/4) as 20h
Onde: Teatro do CHC Santa Casa (Av. Independência, 75)
Ingressos: R$ 30, disponíveis pelo Sympla https://www.sympla.com.br

FICHA TÉCNICA
Arranjos e Concepção Musical: Grupo FATO
Direção cênica: Márcio Mattana
Figurinos: H-AL – Alexandre Linhares e Thifany Faria
Concepção de Luz: Márcio Mattana
Técnico de Som: Valderval de Oliveira Filho
Operação de luz Porto Alegre: Ronaldo Treme
Fotos divulgação: Elis RibeireteProjeto Gráfico: Zeh Henrique Rodrigues
Realização e Produção: OQ Produções e Mapa Produtora
Promoção: Sesi Cultura e Sistema Fiesp
Apoio: CHC Teatro da Santa Casa
Incentivo: Ademicon e Shopping Mueller

Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura:
Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba.

PUBLICIDADE

Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura: Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba. Incentivo: ADEMICON e Shopping Mueller.

Assessoria de Imprensa:
Raphaela Donaduce – Dona Flor Comunicação

PUBLICIDADE