Shadows Fall – The Art Of Balance (Um Metal por Dia)

Shadows Fall – The Art Of Balance

O Shadows Fall, que permaneceu em atividade de 1995 a 2012, foi um dos grandes representantes do death metal melódico dos Estados Unidos.

O grupo, que tinha um contrato assinado com a gravadora Century Media, lançou alguns discos bem interessantes ao longo da sua trajetória, como “The Art Of Balance“, de 2002.

Incorporando pela primeira vez elementos do hardcore e do heavy tradicional, o terceiro trabalho de estúdio do quinteto de Boston é autoexplicativo diante da sua mistura de estilos e teve uma belíssima repercussão mundo afora, vendendo mais de 100 mil cópias na terra do Tio Sam e conquistando uma posição de respeito nos charts de bandas independentes da Billboard.

Brian Fair (vocal), Jon Donais e Matt Bachand (guitarras), Paulo Romanko (baixo) e Jason Bittner (bateria) alcançaram em “The Art Of Balance” uma maturidade sonora incrível, com muita agressividade, melodia e complexidade rítmica.

Com letras bastante filosóficas, o Shadows Fall vivia o seu auge nessa época, inclusive tendo os seus discos mais recentes comercializados em versão nacional por aqui.

As dez faixas do álbum – mais o cover de “Welcome To The Machine” do Pink Floyd – são vibrantes, pesadas e cheias de punch.

Com um toque bem visceral, “Thoughts Without Words“, “Stepping Outside The Circle“, “The Idiot Box” e “A Fire In Babylon” são os principais destaques da obra, por evidenciarem muita força, refrãos empolgantes e uma energia típica do metalcore.

O grupo, com mais de 100 mil ouvintes mensais no Spotify, ainda tem o devido reconhecimento por parte do público, com o seu legado artístico servindo de inspiração para muita gente.





Sobre o autor