Bruno Tamboreno faz intervenção artística ao vivo em parede do Instituto Ling

De 4 a 8 de abril, o público poderá acompanhar a criação, em tempo integral, da nova obra que ficará exposta no centro cultural. Após a finalização, o artista comentará o resultado com o público e a jornalista e curadora Luísa Kiefer no dia 9, às 11h

Instituto Ling recebe na próxima semana o artista visual bajeense Bruno Tamboreno para uma intervenção ao vivo em uma das paredes do centro cultural. De segunda a sexta-feira (4 a 8 de abril), das 10h30 às 20h, o público poderá acompanhar gratuitamente a criação em tempo integral da nova obra, observando as escolhas, os gestos e os movimentos do artista.
 
A atividade faz parte do projeto Ling Apresenta que, até o fim deste ano, receberá intervenções de outros nomes da arte contemporânea, selecionados pela jornalista, pesquisadora e curadora independente Luísa Kiefer. Após a finalização do trabalho, Tamboreno comentará a experiência e o resultado em bate-papo com o público e a curadora no sábado, dia 9, às 11h.

A conversa poderá ser acompanhada gratuitamente no Instituto Ling ou no canal do YouTube do centro cultural. Para participar, é necessário fazer a inscrição sem custo no site www.institutoling.org.br.
 
A parede-obra de Tamboreno ficará exposta para visitação até o dia 28 de maio, com entrada franca. Depois, o Ling Apresenta receberá outros três artistas, em diferentes momentos de suas carreiras, com distintas produções e temáticas. “O que os conecta é justamente uma não-conexão, ou melhor, a conexão mais geral que poderia haver: são artistas, trabalham com afinco, produzem em diferentes meios, levantam questões contemporâneas, provocam reflexões e nos fazem olhar sempre e de novo – mas não para o mesmo”, explica Luísa.
 
Sobre o artista
Bruno Tamboreno (Bagé, 1989) é mestre em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e bacharel em Artes Visuais pela mesma instituição. Explora a construção da imagem através de um pensamento gráfico concebido no diálogo entre o desenho e a fotografia. A partir da experiência do olhar oblíquo sobre a paisagem urbana, observa, registra e acumula imagens fragmentárias desse espaço e busca recombiná-las em uma investigação interessada no próprio processo do desenho. Como membro do Núcleo de Arte Impressa da UFRGS, interessa-se pela gravura em seu conceito expandido, como uma linguagem que agrega tradição e experimentação. Participa regularmente de eventos ligados a arte, em exposições individuais e mostras coletivas no Brasil e no exterior. Atualmente, vive e trabalha em Porto Alegre.
 
Sobre a curadora
Luísa Kiefer (Porto Alegre, 1986) é mestre e doutora em História, Teoria e Crítica de Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS e formada em Jornalismo pela PUCRS. Em 2017, foi pesquisadora visitante no departamento de fotografia do Centre for Research and Education in Art and Media (CREAM) da Universidade de Westminster em Londres. Nos últimos anos, realizou a curadoria de exposições individuais e coletivas em diferentes espaços, como Fundação Ecarta, Goethe-Institut Porto Alegre, Instituto Ling, Espaço Cultural ESPM-Sul e Fundação Vera Chaves Barcellos. Desde 2018, coordena, junto com Eduardo Veras, o projeto de catalogação da obra da artista plástica Gisela Waetge. Em 2019, foi curadora geral do Linha, espaço independente de artes visuais em Porto Alegre. Em 2021, recebeu o XIV Prêmio Açorianos de Artes Plásticas na categoria Jovem Curadora/Aliança Francesa.
 
O Ling Apresenta tem realização do Instituto Ling e Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.

SERVIÇO
O que: Ling apresenta Bruno Tamborero, com intervenção artística inédita
Quando:
De 4 a 8 de abril, segunda a sexta-feira, das 10h30 às 20h
Após ser finalizada, a intervenção ficará em exposição até o dia 28 de maio
Onde: Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Entrada franca

PUBLICIDADE

O que: Conversa com o artista Bruno Tamborero e a curadora Luísa Kiefer
Quando:
Dia 9 de abril, sábado, às 11h
Onde:
No Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS) e em transmissão ao vivo pelo canal do YouTube.
Gratuito, mediante inscrição prévia no site www.institutoling.org.br
 
Ações de prevenção e combate ao coronavírus
O Instituto Ling segue recomendando o uso correto de máscara (e fornecendo o item se os clientes precisarem), disponibilizando álcool gel e estabelecendo distanciamento, com limite no número de participantes nas atividades. O guia completo do centro cultural, que detalha os cuidados de prevenção e combate ao coronavírus, pode ser conferido em https://institutoling.org.br.
 
Informações úteis
Site: institutoling.org.br
Facebook: www.facebook.com/InstitutoLing
Instagram: www.instagram.com/Instituto.Ling
Twitter: twitter.com/@InstitutoLing
YouTube: www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]

Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas.

Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.

Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.

PUBLICIDADE

Informações para a imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Foto:
Arquivo pessoal/ Bruno Tamboreno

PUBLICIDADE