Pink Floyd – Wish You Were Here (Um Metal por Dia)

Pink Floyd – Wish You Were Here

O Pink Floyd, que desde a estreia com “The Piper At The Gates Of Dawn” mostrava o seu experimentalismo musical, encontrou o ápice da sua complexidade sonora no trabalho de estúdio que sucedeu o clássico “The Dark Side Of The Moon“.

Lançado em 1975, “Wish You Were Here” pegou os sintetizadores e os efeitos eletrônicos do seu antecessor e transformou tudo em um rock progressivo bastante encorpado, com canções mais trabalhadas e menos diretas.

Gravado no mítico Abbey Road Studios, em cerca de sete meses, o disco levou David Gilmour, Roger Waters, Richard Wright e Nick Mason ao primeiro lugar das paradas da Billboard e dos charts do Reino Unido, ultrapassando a marca de 20 milhões cópias vendidas em todo o planeta.

Wish You Were Here“, que foi composto integralmente por Roger Waters, não chega a ser um álbum conceitual, mas acaba girando em torno de dois eixos principais: a indústria fonográfica e o ex-parceiro Syd Barrett.

Criticando as imposições mercadológicas feitas pelas grandes gravadoras ou prestando um tributo bastante sentimental ao antigo líder do grupo, que já se encontrava terrivelmente doente ao ponto de não reconhecer os seus amigos, o Pink Floyd só precisou ousar um pouco para criar um álbum impecável.

Da apoteótica e transgressora “Shine On You Crazy Diamond“, dividida em nove partes e totalizando 25 minutos de duração, à maravilhosa balada que empresta o seu nome ao disco, “Wish You Were Here” é sofisticado e rico em detalhes.

Além dessas duas canções excepcionais, que por si só já valem todo o registro, há somente outras duas faixas no material, “Welcome To Machine” e “Have A Cigar“, que também conseguem mostrar um instrumental bastante inspirado, coeso e diversificado.

Eleito pela Rolling Stone norte-americana e pela britânica Q Magazine um dos 100 melhores discos de todos os tempos, “Wish You Were Here” tem alma e uma importância enorme para o Rock’n’Roll, resumindo muitíssimo bem a genialidade criativa do Pink Floyd.





Sobre o autor