Humanimal – Humanimal (Um Metal por Dia)

Humanimal – Humanimal

De vida curta, o Humanimal foi um projeto capitaneado por Marcel Jacob, da banda sueca de hard rock Talisman, ao lado de Pontus Norgren, seu conterrâneo e atualmente no Hammerfall.

Depois de recrutar o vocalista Jeff Scott Soto e o baterista Thomas Broman, já bastante conhecidos na época, o supergrupo permaneceu em atividade de 2002 a 2003, lançando apenas um álbum nesse período, autointitulado.

Muito bem produzido por Jacob e Norgren, “Humanimal” chegou às lojas dos Estados Unidos e da Europa, com uma ótima repercussão, ao ponto de ganhar outras edições pelo mundo afora, tanto no Japão como no Brasil, pelo extinto selo Frontline Rock. com uma sonoridade bastante pesada, que em diversos momentos beira o heavy metal tradicional, o único registro do Humanimal é potente e tem um repertório recheado com boas melodias e com refrãos envolventes.

Soto, que já tinha no currículo trabalhos com Yngwie Malmsteen, Axel Rudi Pell e com o próprio Talisman, é quem dá à banda uma boa dose de personalidade, com a sua voz inconfundível e altamente conectada com o hardrock.

As 11 canções do disco, que se estendem por quase 50 minutos, mostram que, além do seu ótimo vocalista, o Humanimal era formado ainda por um time excepcional de instrumentistas, que agregaram criatividade, talento e uma destreza técnica muito acima da média.

Sem muitas frescuras, o quarteto optou por gravar aqui uma sequência de composições diretas e contagiantes, quase todas elas sem nenhuma inclinação mais comercial.

A agressiva “R U 4 Real“, a hard rocker “Again 2 B Found“, as pesadas “Feel The Burn“, “I” e “Way 2 Deep” e a diferente “Who Do U Think U Are“, cheio de elementos do soul/funk, são os principais destaques do material.

Coeso e muito bem construído dentro do estúdio, “Humanimal” é um álbum muito interessante e que por muito tempo esteve esquecido pelo público, chegando às plataformas de streaming somente em 2019.

O grupo tinha tudo para estourar, mas se separou muito cedo, depois de alguns contratempos judiciais entre Jacob e os seus ex-parceiros de Talisman, banda que também tem um disco chamando “Humanimal“. Vai entender…





Sobre o autor