Kampfar – Ofidians Manifest (Um Metal por Dia)

Em atividade desde o final da década de 90, o Kampfar representa muito bem a nova safra do Black Metal norueguês.
O grupo, originário da mesma cidade que vieram Gorgoroth e Immortal, por exemplo, explora um viés mais atmosférico e instrumentalmente complexo do gênero, de forma extremamente satisfatória.
“Ofidians Manifest“, oitavo trabalho de estúdio do grupo, saiu em 2019 e conta com sete ótimas composições, todas elas extensas, bem lapidadas e diversificadas entre si.
O pagan black metal do Kampfar, que aborda histórias da mitologia nórdica e temas ligados à natureza, usa o idioma local nas suas letras e impressiona também por isso.
Com um trabalho impecável de guitarras comandado por Ole Hartvigsen, é a performance ampla e potente do vocalista Dolk que se sobressai entre as individualidades do quarteto de Bergen.
O repertório de “Ofidians Manifest“, que vai da agressividade extrema às melodias cadenciadas com bastante naturalidade, mostra que a banda não quer se prender à uma única fórmula pré-estabelecida.
“Syndefall“, “Ophidian“, “Natt” (a melhor do disco inteiro) e “Skamlos!” deixam transparecer a sua raiva de uma forma musicalmente muito técnica, se projetando como os melhores momentos do álbum.
Com o status de ter vencido o Grammy norueguês na categoria “Melhor Disco De Metal” em 2015, com a obra “Profan“, o Kampfar cresceu bastante nos últimos anos, ao ponto de “Ofidian Manifest” estar disponível nas plataformas de streaming e também em formato físico, em versão nacional, pela Mindscrape Music.
Vale a pena conhecer o grupo!