O espetáculo Ana Cañas Canta Belchior, em turnê pelo Brasil, estará em Porto Alegre dia 24 de março, no Teatro Bourbon Country

Dirigido pela própria Ana Cañas, apresenta canções consagradas de Belchior como “Alucinação”, “Sujeito de Sorte” e “Como Nossos Pais”

Ana Cañas apresenta seu novo show “Ana Cañas Canta Belchior” em Porto Alegre, dentro da turnê nacional que percorre o país. O projeto, iniciado durante a pandemia de Covid-19, nasceu com a ideia de uma live única e transformou-se em um álbum e uma turnê integralmente dedicados ao compositor cearense.

A emocionante repercussão de público sobre a interpretação de Ana Cañas, aliada ao mergulho profundo que ela fez na obra de Belchior, foram fundamentais para que a iniciativa seguisse e se tornasse o novo trabalho da artista, lançado no segundo semestre de 2021.

No show na capital gaúcha, dia 24 de março no Teatro Bourbon Country, dirigido por ela, o público poderá assistir sua interpretação de canções consagradas de Belchior como “Alucinação“, “Sujeito de Sorte” e “Como Nossos Pais“, no show mais emocionante e visceral de sua carreira.

PUBLICIDADE

A cantora e compositora paulista achou sua própria linguagem para trazer de forma certeira as 14 faixas do álbum, que prezam pela sutileza e ao mesmo tempo por interpretações densas e profundas. Ela já abre o disco com “Coração Selvagem”, deixando claro que força e feminilidade são elementos que sobressaem neste projeto. Outros grandes sucessos do cearense como “Sujeito de Sorte”, “Paralelas”, “Alucinação”, “Velha Roupa Colorida” e “Como Nossos Pais” também ganharam o jeito especial de Ana, que com este projeto mostra porque é uma das intérpretes mais interessantes da música brasileira atual.

Há também, releituras de músicas mais lado B de Belchior, como “Na Hora do Almoço”, “Medo de Avião” e “Galos, Noites e Quintais”. Os arranjos produzidos pela própria artista e por Fabá Jimenez são minimalistas e impactantes.

Acho que o fato de ter poucos elementos acaba por ressaltar a voz, a interpretação. E esse foi o desafio. As músicas versam geralmente sobre paixão, catarse e reflexão social. Exige uma compreensão ampla das camadas do coletivo e suas intersecções. Apesar de muitas metáforas e poesia, também traz uma literatura direta e acessível. É um universo bastante complexo e há que se despir para mergulhar nele”, analisa Ana.

PUBLICIDADE

Toda a história deste projeto é mesmo especial, assim como o resultado.  “Sinto que uma voz feminina relendo um clássico da música popular brasileira é como um portal. Novos sentimentos e olhares. Cresci ouvindo Elis, Gal e Bethânia fazendo isso como ninguém e redirecionando músicas (escritas geralmente por homens) em versões definitivas. Porque as mulheres têm um abismo singular, conhecem cerceamento e opressão de forma única e isso é traduzido no canto com uma força peculiar”, defende a intérprete. 

SOBRE ANA CAÑAS

Cantora e compositora brasileira nascida em São Paulo, estreou em 2007 no cenário musical brasileiro com o lançamento do álbum Amor e Caos (Sony Music), com suas primeiras composições autorais e uma versão para a canção “Coração Vagabundo“, de Caetano Veloso, que integrou a trilha sonora da novela Beleza Pura, da Rede Globo.

PUBLICIDADE

Em 2008, participou da edição do programa Som Brasil Cazuza, exibido pela mesma emissora e concorreu ao Prêmio Multishow 2008, na categoria “Revelação”. Em 2009 chega o segundo disco de estúdio, intitulado Hein? (Sony Music), que contém parcerias com Arnaldo Antunes e a participação de Gilberto Gil ao violão. Ainda em 2009, Ana grava, a convite do cantor e compositor Nando Reis, a música “Pra Você Guardei O Amor” – dueto que se tornou um grande hit nacional.

De volta aos estúdios, em 2012 lança o disco Volta (Som Livre). O álbum contém versões para “Rock And Roll” do Led Zeppelin e as músicas autorais “Será Que Você me Ama?” e “Urubu Rei“, entre outras. Posteriormente, o disco Volta transformou-se no show Coração Inevitável e contou com a direção e iluminação de Ney Matogrosso. O show foi registrado e lançado em DVD em 2013. O quarto álbum de estúdio e o primeiro totalmente autoral, Tô na Vida, chega em 2015. E em 2017 a artista lança o single e o clipe de “Respeita”, uma canção/manifesto feminista pela equidade de gêneros e pelo fim da violência contra a mulher. O clipe, dirigido por Isadora Bandt e João Wainer, contou com a participação de 86 mulheres, entre elas Elza Soares, Maria da Penha, Julia Lemmertz, Maria Rita Kehl, Mel Lisboa, Sophie Charlotte, Zélia Duncan, Natália Dill e Andreia Horta.

Em 2018 Ana Cañas lança seu quinto álbum de estúdio, Todxs. Empoderado, feminista, com beats eletrônicos pesados e grooves sensuais, o álbum tem forte cunho político – especialmente no que diz respeito às pautas feministas e de defesa dos direitos das minorias. Indicado ao Grammy Latino 2019 como Melhor Álbum de Pop Contemporâneo, o trabalho foi produzido pela própria artista em parceria com Thiago Barromeo e conta com as participações de Chico Chico na faixa “A Tua Boca” e do rapper Sombra na faixa-título.

PUBLICIDADE

Neste álbum, Ana também regravou a música “Eu Amo Você”, composição de Cassiano e Silvio Rochael que foi sucesso na voz de Tim Maia. A canção ganhou um videoclipe com participação da atriz Nanda Costa. Em julho de 2020, durante a pandemia de Covid-19, a artista idealizou uma live em homenagem à obra de Belchior e o sucesso desse evento resultou no álbum e nesta turnê que chega ao sul do Brasil, depois de passar por cidades do Nordeste.

O lançamento deste trabalho aconteceu de forma gradual, primeiro com o single “Coração Selvagem” e depois com dois EPs que precederam o álbum Ana Cañas Canta Belchior, divulgado na íntegra em outubro. O processo de lançamento contou com três videoclipes: “Coração Selvagem” com participação de Lee Taylor, “Alucinação” com participação de Maria Casadevall e “Sujeito de Sorte”, no qual 46 artistas – entre eles Wagner Moura, Bruno Gagliasso e Elza Soares – gravaram suas próprias participações. Além dos videoclipes, todas as 14 faixas ganharam visualizers exclusivos no YouTube mostrando o processo de gravação do álbum.

Ainda em 2021, a artista estreou como apresentadora do programa Sobrepostas, do Canal Brasil. A cada programa, Ana Cañas recebe convidadas em uma casa para conversarem sobre temas relacionados à sexualidade e à energia que motiva as mulheres a encontrarem prazer, afetos e intimidade. A abordagem dos temas não se dará sob o olhar do estranho – como algo a ser desvendado pelo olhar de especialistas, mas sob a perspectiva de mulheres cis e trans que são protagonistas das suas próprias narrativas.

PUBLICIDADE

Instagramhttps://www.instagram.com/ana_canas
YouTubehttps://www.youtube.com/anacanasoficial
Twitterhttps://twitter.com/anacanas
Facebookhttps://www.facebook.com/anacanasoficial
Spotifyhttps://spoti.fi/3CqaoHX

SERVIÇO:
O que: Ana Cañas Canta Belchior
Quando: Dia 24 de março, às 21h
Onde: Teatro do Bourbon Country – Rua Túlio de Rose, 80
Mais informações e ingressos: https://uhuu.com

Informações para a imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação

PUBLICIDADE

Fotos:
Marcus Steinmeyer

PUBLICIDADE