Control Denied – The Fragile Art Of Existence (Um Metal por Dia)

Control Denied – The Fragile Art Of Existence

Chuck Schuldiner, um dos responsáveis pela consolidação do movimento death metal, não limitou a sua criatividade apenas à música extrema.

O vocalista e guitarrista do Death, pouco antes de ser diagnosticado com um tumor cerebral, lançou aquele que é um dos seus trabalhos mais ousados e geniais.

Ao lado do vocalista Tim Aymar, do baixista Steve Di Giorgio, do guitarrista Shannon Hamm e do baterista Richard Christy, todos com uma boa bagagem no underground norte-americano, Schuldiner formou o Control Denied e gravou o debut “The Fragile Art Of Existence“, em 1999.

Com influências do metal progressivo e do power metal, mas sem nunca abrir mão do peso e da agressividade típica do thrash metal, o álbum tem um repertório bastante complexo, executado com muita técnica que chega até a agregar alguns elementos de jazz.

O único registro do grupo, já que tinha 75% do seu sucessor pronto quando Chuck morreu em 2001, contabiliza oito faixas, muitas delas bem extensas, e cerca de 50 minutos de duração.

Lançado pela Nuclear Blast Records, com duas reedições recheadas com material bônus disponíveis no Spotify, “The Fragile Art Of Existence” é uma obra difícil de ser classificada, de uma banda que certamente se estabeleceria com uma proposta totalmente alheia às fórmulas pré-estabelecidas do gênero, com um direcionamento musical conduzido apenas pela criatividade.

Podendo ser ouvido de cabo a rabo, sem nenhum problema, “Consumed“, “Expected The Unexpected“, “What If…“, “When The Link Becomes Missing” e “The Fragile Art Of Existence” são as composições que melhor resumem o disco, seja por contarem com um instrumental extremamente bem elaborado e rico em detalhes ou por evidenciarem os ótimos riffs e a versatilidade de Aymar ao microfone, indo do sujo ao melódico com muita naturalidade.

Uma lástima enorme que, em razão de uma disputa judicial entre a Nuclear Blast e mãe de Chuck Schuldiner, o segundo disco do Control Denied, intitulado “When Man And Machine Collide“, nunca saiu da gaveta.

A banda tinha tudo para estourar ao redor do planeta e se colocar entre os gigantes do estilo.




Sobre Paulo Finatto Jr. 518 Artigos
Olá, pessoal! me chamo Paulo Finatto Jr. e estou no mundo pesado há tempo. com 15 anos, criei o primeiro site dedicado ao metal nacional da internet, chamado Brazil Metal Law. Eu, que já consumia cd’s e revistas aos montes, embarcava na minha própria viagem dentro da música, fazendo reviews, cobertura de shows, notícias e entrevistas. A página, que se tornou uma referência no início dos anos 2000, chegou a ter mais de mil artigos publicados, me colocando em contato com bandas de todo o brasil. Também fui colaborador do Whiplash e escrevi algumas vezes para a Rock Brigade Magazine, a maior daquela época, fazendo matérias de página dupla antes de completar 17 anos. O caminho que segui depois foi inevitável. Fiz faculdade de jornalismo, continuei escrevendo para outros sites, fui editor da Revista Noize e Assessor de Imprensa da Opinião Produtora, por quase uma década. Sigo abrindo as plataformas de streaming diariamente, em busca de novidades e de velharias do universo Heavy Metal. Diante de uma oferta praticamente ilimitada, vou compartilhar aqui vários discos legais para você ouvir no streaming. A ideia é ter um álbum por dia, todos os dias, abrindo espaço para clássicos, bandas nacionais e lançamentos. Espero que curtam!