Uganga – Servus (Um Metal por Dia)

Uganga – Servus

O Uganga, uma das bandas mais criativas do metal brasileiro contemporâneo, lançou em 2019 o seu quinto trabalho de estúdio, chamado “Servus“.

Em atividade desde meados da década de 90, o grupo aproveitou o bom momento atingido com o antecessor “Opressor” e com o dvd ao vivo “Manifesto Cerrado” para dar continuidade ao seu thrashcore/crossover com letras em português.

Novamente ao lado do produtor Gustavo Vazquez, conhecido pela sua atuação com inúmeros nomes do eclético underground nacional, o Uganga ainda contou com o prestígio e o financiamento da Wacken Foundation (vinculada ao famoso festival germânico) para viabilizar a gravação do álbum, que figurou em várias listas dos melhores do ano passado.

O sexteto Manu “Joker” Henriques (vocal), Christian Franco, Thiago Soraggi e Maurício Pergentino (guitarras), Ras Franco (baixo) e Marcos Henriques (bateria), além de explorar todas as possibilidades abertas pelo thrash e pelo hardcore, foi um pouco além, agregando ao seu som alguns elementos do hip hop, da música brasileira e até mesmo do reggae.

Totalmente alheio às fórmulas pré-fabricadas do gênero, mas muito coeso dentro da sua proposta de interligar tantas referências díspares, “Servus” é um registro muito bem lapidado, em que a banda alcançou o ápice da sua performance.

Com riffs sujos e pesados, refrãos intensos e letras nervosas, quase sempre carregadas de críticas sociais, o Uganga conseguiu criar um repertório bastante compacto e alinhado de 13 composições, que juntas somam mais de 50 minutos.

Servus“, “Medo“, “O Abismo” (que encerra com um inusitado solo de saxofone), “Hienas” (com um trecho de rap em espanhol), “7 Dedos (Seu Fim)“, “Imerso” e “Fim De Festa” são alguns dos destaques do material, que não é estático e, frequentemente, quebra as barreiras daquilo que é musicalmente previsível.

Com um toque de genialidade e a ambição de sempre estar fora da caixa, o Uganga fez de “Servus” uma obra de referência para o metal nacional.

Aguardamos as cenas dos próximos capítulos!





Sobre o autor