Jimi Hendrix – Are You Experienced (Um Metal por Dia)

Jimi Hendrix – Are You Experienced

A importância de Jimi Hendrix para o heavy metal é imensa! O artista norte-americano, que revolucionou o rock’n’roll com um jeito novo de compor e de tocar, teve um papel fundamental para que a música pesada se estabelecesse, primeiramente através do hard rock, na década 70.

Influência de onze entre dez guitarristas, Jimi Hendrix lançou o seu primeiro trabalho de estúdio em 1967. “Are You Experienced“, eleito pela Rolling Stone um dos dez melhores debuts da história, fez um enorme sucesso na época, chegando ao segundo lugar dos charts britânicos e na honrosa quinta posição da Billboard.

Com bases no blues, no rock psicodélico e na improvisação do acid rock, o registro foi gravado inteiramente em Londres e ganhou inúmeras versões ao longo do tempo, com capas e ordem de faixas diferentes.

Acompanhado pelo baixista Noel Redding e pelo baterista Mitch Mitchell, é ele quem canta, toca guitarra e piano nas onze faixas do registro.

Com uma sonoridade bastante crua, mas que ressalta toda a sua destreza, o álbum de estreia do Jimi Hendrix Experience – assim chamada a banda do guitarrista – tem canções que se tornaram icônicas, como “Foxy Lady”, “Hey Joe“, “Purple Haze” e “The Wind Cries Mary“.

Agregando simplicidade, talento e técnica, o repertório de 38 minutos é bastante consistente e diversificado.

Produzido por Chas Chandler, ex-baixista do The Animals, “Are You Experienced” é um registro que parece ter vida própria. Além dos hits já mencionados, a obra conta com outros momentos de bastante destaque, como “Manic Depression“, a bluesística “Red House” e as agitadas “Love Or Confusion” e “Fire“.

Transgressor e definitivo, “Are You Experienced” é um disco que serviu de referência para Tony Iommi, Richie Blackmore, Jimmy Page e Pete Townshend.

Lemmy Kilmster é outra pessoa que sempre foi muito grata ao que Jimi Hendrix fez pela música.

Ele, inclusive, trabalhou como roadie do guitarrista em várias turnês pela europa, algo que só alimentou o seu desejo de criar o Motorhead.





Sobre o autor