Samson – Head On (Um Metal por Dia)

Samson – Head On

Embora seja um dos pilares da New Wave of British Heavy Metal (N.W.O.B.H.M.), o Samson ficou mais conhecido por ser a banda que Bruce Dickinson integrou antes de entrar no Iron Maiden do que pela sua contribuição à música pesada.

O grupo britânico, que iniciou a sua trajetória em 1977, lançou o seu segundo (e mais bem-sucedido) trabalho de estúdio em 1980. “Head On“, que marcou a estreia de Bruce Dickinson como frontman do quarteto, chegou ao top 50 dos charts britânicos e levou a banda liderada pelo guitarrista Paul Samson aos grandes eventos musicais do Reino Unido, como o Reading Festival.

Ao lado do baixista Chris Aylmer e do baterista Thunderstick, o cara mascarado que havia integrado os primeiros line-ups da Donzela, Bruce Dickinson e Samson precisaram de apenas um mês no Kingsway Studios, em Londres, para dar vida às 10 faixas que compõem “Head On“.

O álbum, que foi produzido pelo líder e guitarrista da trupe, reúne elementos do heavy tradicional e do hard rock, em um repertório bem interessante, que chega perto dos 40 minutos de duração.

Com uma performance muito talentosa, Bruce Dickinson é mesmo – e com bastante folga – a estrela mais brilhante de todo o material.

Hard Times“, “Take It Like A Man“, “Manwatcher“, “To Close To Rock” e “Hammerhead” são algumas das composições mais legais do registro, todas bem diretas, com melodias certeiras e refrãos que atingem um ápice bem agradável de intensidade.

O mais curioso de “Head On“, no entanto, é a instrumental “Thunderburst“, co-escrita pelo Samson e pelo baixista Steve Harris. A composição, dois anos depois, ganharia o título de “The Ides Of March” para abrir o segundo disco do Iron Maiden, sem sequer ter as suas origens mencionadas e/ou creditadas.

Head On“, assim como todos os discos do Samson com Bruce Dickinson, foram lançados há pouco tempo, e pela primeira vez, em versão nacional.

A Hellion Records é quem está por trás dessa louvável empreitada e preparou um box luxuoso, com todos os cd’s e mais alguns extras.

Item obrigatório para qualquer colecionador!





Sobre o autor