Centenário de Brizola será celebrado com espetáculo no Teatro Dante Barone

O Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa será palco das comemorações dos 100 anos de Leonel Brizola.

Com realização da Fundação Caminho da Soberania, o espetáculo LEONEL tem pré-estreia nacional no dia 20 de janeiro. De 21 a 23 do mesmo mês, integra a programação do Porto Verão Alegre.

A peça é dividida em três fases:

  • I Ato é a parte do Rio Grande do Sul;
  • Entreato é a parte do exílio;
  • II Ato é o retorno ao Brasil.

O ator Paulo Roberto Farias foi convidado para interpretar Leonel Brizola desde o nascimento em Cruzinha, localidade de Carazinho, em 1922, até o início daquele que seria o mais longo exílio brasileiro.

Lisandro Pires assume o papel a partir do momento da lida de Brizola com o campo, no Uruguai, e o retorno ao Brasil, até o ponto em que ele entende que a sua articipação na vida brasileira deve ser apenas contribuir com o melhor de sua capacidade, pós as disputas eleitorais. Além de direção, Caco Coelho entra na terceira fase, quando o ex-governador vive uma das maiores dores de sua vida: a morte de Neusa Brizola, interpretada pela atriz Marina Mendo. A trama é conduzida pela corifeia, a cantora e atriz Camila Falcão.

“Vamos contar a história do gurizinho que escolheu o seu próprio nome: LEONEL. São os bastidores humanos da trajetória de um homem que, nascido em uma casa de chão batido e teto de zinco, se torna o único brasileiro eleito governador por dois Estados. O ser humano que estava por trás daqueles que foram os maiores movimentos cívicos da nossa história”, explica Caco.

A narrativa histórica será acompanhada de um vídeo mapping com imagens e entrevistas histórias, como o Roda Viva. O espetáculo tem a supervisão da atriz Vera Holtz, direção de movimento de Eduardo Severino, participação ao vivo de Pirisca Grecco (autor da trilha do documentário Tempos de Luta), e Duca Duarte, luz de Guto Greca, preparação vocal de Ligia Motta, figurino de Mari Collovini (figurinista do filme Legalidade), produção de Viviane Lencina e videomapping de Jana Castoldi. A atriz Fernanda Carvalho Leite e o pianista João Maldonado farão participações especiais.

O lado humano de Brizola por Caco Coelho

Tive a emoção de participar desta caminhada. Não apenas eu na minha família; minha avó, vim a saber há poucos anos, foi quem desenvolveu o plano educacional que foi implementado nas mais de seis mil escolas que Leonel construiu no Rio Grande Sul. Meu pai era médico da família e acabou preso na casa de Brizola, no Golpe Militar de 1964. Eu fui trabalhar com ele no primeiro governo do Rio de Janeiro, governo dos CIEPs, do Sambódromo, das Diretas Já. Hoje, meu filho está seguindo os passos, ingressando na Juventude Socialista. ‘Quanto tempo juntos’, me disse certa vez Leonel. Ele era meu leme no modo de enxergar o ser humano na política. O que vamos mostrar não é um documentário sobre a sua trajetória política. Isto, estará contado nos vídeos. O que nós desejamos extrair é o instante humano que estava por trás dessa enorme trajetória.

Sobre a Fundação Caminho da Soberania

Presidida por Carlos Eduardo Vieira da Cunha, a Fundação Caminho da Soberania tem como objetivo a promoção daqueles que dedicaram as suas vidas à consolidação da soberania brasileira, patrimônio indissociável da construção de um país democrático. É iniciativa desta Fundação a estátua de Leonel de Moura Brizola, colocada ao lado do Palácio Piratini. A figura de João Marques Goulart receberá igual homenagem.


FICHA TÉCNICA
Direção geral e roteiro: Caco Coelho
Supervisão: Vera Holtz
Direção de movimento: Eduardo Severino
Elenco: Caco Coelho, Camila Falcão, Duca Duarte, Eduardo
Severino, Fernanda Carvalho Leite, Lisandro Pires, Marina Mendo,
Paulo Roberto Farias, Pirisca Grecco e Grupo dos Onze (Gabriel Coelho, Gabriela Ortiz, Lucas dos Santos, Luciano Zini, Felipe Briance e Mikelly de Souza)
Música: Pirisca Grecco
Trilha: Duca Duarte
Figurino: Mari Collovini
Vídeo mapping: Jana Castoldi
Iluminação: Guto Greca
Participação especial: João Maldonado
Preparação de voz: Ligia Motta
Cabeleireiro: Regis Verreti
Pesquisa e co-roteiro: William Keffer
Assistente de direção e pesquisa: Gabriel Testa Coelho
Técnico de som: Alexandre Scherer
Cenógrafo: Rodrigo Shalako
Assessoria de Imprensa e Redes Sociais: Roberta Amaral
Fotógrafo: Ricardo Stricher
Produtora: Viviane Lencina

Realização:
Ciclo de Ideias
Fundação Caminho da Soberania

Apoio:
Barber Shop
Cubo Play
UM Bar & Cozinha
Porto Verão Alegre

Agradecimento especial: Antonio Hohlfeldt
Agradecimento: Julio Chaise, Marcelo Verlindo e Daniel Vieira

INGRESSOS
Site do Porto Verão Alegre: https://portoveraoalegre.com.br/leonel-21-01-21


Sobre o autor