Within Temptation – Mother Earth (Um Metal por Dia)

Within Temptation – Mother Earth

Antes de apostar as suas fichas numa proposta musical mais moderna, que visa o mercado norte-americano, o Within Temptation conseguiu se estabelecer entre os principais nomes do metal sinfônico, no final da década de 90.

A banda, liderada pela vocalista Sharon Den Adel, lançou no início dos anos 2000 alguns discos de repercussão mundial, como “Mother Earth“.

O segundo trabalho de estúdio do grupo, que ganhou uma versão nacional distribuída pela Hellion Records, chegou às lojas em 2001 e alcançou ótimas posições nos charts da Alemanha e da Holanda, ficando no top 10 dos dois países, com mais de 800 mil cópias vendidas no mundo inteiro.

Com uma produção que tentou ser grandiosa, mas que esbarrou nas limitações de uma banda iniciante que ainda tentava ocupar o seu espaço, o registro precisa ter a sua qualidade reconhecida, justamente por conseguir superar as barreiras da inexperiência, de maneira totalmente eficiente.

Composto inteiramente pelo guitarrista Robert Westerholt, com todas as letras assinadas por Sharon Den Adel, “Mother Earth” é marcado pelo seu instrumental denso e atmosférico, recheado de elementos orquestrais.

Sharon, dona de uma performance impressionante, é quem chama para si toda a atenção, em um disco que, apesar da sua aura melancólica, consegue impor canções melódicas, pesadas e empolgantes ao longo do seu repertório.

Mother Earth” e “Ice Queen”, por exemplo, abrem o registro de maneira excepcional, mostrando que o Within Temptation também sabe criar refrãos pegajosos, de bom apelo junto aos fãs.

A balada “Our Farewell” e as intensas “Caged” e “Dark Wings” são outros pontos altos do material, que está disponível no Spotify na sua edição especial com quatro faixas bônus, todas gravadas ao vivo.

Sem os vocais guturais do debut “Enter“, os holandeses nitidamente encontraram o seu caminho aqui, para além do gothic metal, e que seria depois aperfeiçoado em “The Heart Of Everything” e “The Unforgiving“.

O disco é, sem dúvida alguma, o melhor ponto de partida para quem quer conhecer melhor a trajetória do Within Temptation.





Sobre o autor