Dr Sin – Dr Sin II (Um Metal por Dia)

O Dr Sin, por tudo que conquistou numa época de vacas magras para o metal nacional, pode ser apontado como um dos principais pilares do gênero no país.
Em atividade desde 1991, a banda conseguiu excursionar pelos Estados Unidos e assinar com a Warner Music, antes mesmo de gravar o seu primeiro álbum.
Com uma trajetória extremamente consistente, abrindo grandes turnês internacionais e participando de diversos festivais, a banda tentou dar uma leve mudada de rumo, no começo dos anos 2000. Após a boa repercussão dos discos “Brutal” e “Insinity“, o Dr Sin ousou ao lançar “Dr Sin II“, de forma independente e com distribuição nas bancas de revistas de todo o país.
Elogiado pelo formato pioneiro, o registro também ficou marcado por ser o único álbum com a participação do vocalista Michael Vescera, ex-integrante de Malmsteen e Loudness.
Transitando entre o heavy tradicional, o hard rock e o metal progressivo, “Dr Sin II” é o retrato de um grupo já bastante experiente e acostumado aos desafios. Com uma sonoridade mais crua e visceral, o registro não tem a mesma pompa dos seus antecessores, mas mostra que o quarteto vivia um bom momento criativo.
A partir de ótimas linhas de guitarra, todas mérito do excepcional Edu Ardanuy, Andria Busic pode se dedicar ao baixo e Ivan Busic à bateria, deixando Vescera brilhar à frente, com uma performance bastante intensa.
“Time After Time“, mais pesada e cadenciada, abre o repertório de forma bem interessante. A sequência, no entanto, já é feita com algumas faixas mais enérgicas e diversificadas, como a ótima “Danger“, a pesada “Gates Of Madness” e com a balada “Eternity“, que funcionou perfeitamente bem.
Reunindo músicos extremamente talentosos, a banda ainda emplacou outros destaques, como “Fly Away“, a progressiva “Same Old History” e a hard rocker “Devil Inside“.
Variado e rico em detalhes, “Dr Sin II” é um registro que, apesar de muitos fãs não o colocarem entre os melhores da banda, foi extremamente bem-sucedido no que propôs e tem o seu lugar reservado na história da música pesada nacional.