Mini Cine reúne quatro filmes sobre etarismo para assistir de graça em casa

Pics Música e Cultura | Mini Cine reúne quatro filmes sobre etarismo para assistir de graça em casa

O projeto, realizado pelo Instituto Ling com curadoria da LORA, apresenta um ciclo de curtas-metragens internacionais que refletem sobre o tema

Projeto de curadoria de cinema independente promovido pelo Instituto Ling, o Mini Cine disponibiliza, até o dia 20 de fevereiro, uma programação com quatro curtas-metragens internacionais que refletem sobre o etarismo e que pode ser conferida gratuitamente, no conforto de casa. As obras provocam questionamentos sobre o envelhecimento, apresentando diferentes histórias e personagens ao redor do mundo.

Para acessar os filmes, basta fazer a inscrição sem custo no site www.institutoling.org.br.

PUBLICIDADE

O ciclo de curtas-metragens inicia com o documentário britânico Chatos são os outros (2014), de Andy Oxley, que discute a leveza da vida e o tempo. Depois, segue com a obra polonesa A Mulher Forte (2012), de Olo Pawluczuk, que mostra a vida de Dorota, uma culturista notável que nos faz pensar sobre a potência dos nossos corpos. A seleção ainda inclui o filme da Nova Zelândia Mesa Contra a Solidão (2020), de Jenny Gao, que apresenta a história de Chunli, campeã em tênis de mesa perto dos 60 anos, impactada pela pandemia e a solidão. Para finalizar a maratona cinematográfica, há o premiado O Caminho de Maria (2009), de Anne Milne, produção espanhola que acompanha a jornada de uma mulher que preserva, há 30 anos, a tradição de contar peregrinos a caminho de Santiago de Compostela.

A edição especial sobre o etarismo ainda conta com um bate-papo entre Manu Fetter, da empresa LORA, curadora da programação do Mini Cine, e a influenciadora Pati Pontalti falando sobre etarismo e comentando os quatro filmes. A conversa pode ser conferida gratuitamente no canal do YouTube do Instituto Ling.
 
Esta programação tem realização do Instituto Ling e Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ONLINE – CINEMA
Mini Cine
Ciclo de curtas-metragens independentes sobre etarismo
Os curtas ficam disponíveis gratuitamente para visualização até o dia 20 de fevereiro

Para acessar os filmes, é necessário fazer inscrição no site www.institutoling.org.br
 
Chatos são os outros (2014), de Andy Oxley
Reino Unido | 15 min | Classificação livre
Sinopse: Uns observam nuvens. Outros defendem os apóstrofos. Alguns amontoam garrafas de leite em casa. Cones rodoviários. Grampeadores. Há os que são completamente obcecados por rotundas. Até organizam visitas que duram um dia inteiro. E os que viajam para ver “aquela” caixa de correio? A vida não tem o mesmo ritmo para quem é chato. E eles são chatos. Muito chatos. Com todo o prazer. Gostam de ser assim e garantem que nada no mundo os vai fazer mudar. Porque todo o resto é mesmo um tédio. O filme foi nomeado a Melhor Curta Documental no Cayman Islands International Film Festival e no SXSW Film Festival.
 
A Mulher Forte (2012), de Olo Pawluczuk
Polônia | 7 min | Classificação livre
Sinopse: Dorota relembra-nos que é uma mulher forte. Na verdade, essa culturista polaca tem um palmarés notável, entre títulos europeus e mundiais. Mas o que se sobressai é a visão singular de alguém que não aceitou a imposição de barreiras, nem estereótipos. Qual é a relação entre o culturismo que lhe esculpiu o corpo e a percepção que construiu da feminilidade? O que Dorota sacrificou para atingir o seu ideal de perfeição?
 
Mesa Contra a Solidão (2020), de Jenny Gao
Nova Zelândia | 8 min | Classificação livre
Sinopse: Uma obra contemporânea que aborda de forma extremamente acurada o impacto da pandemia na vida de pessoas em isolamento. Chunli é campeã em tênis de mesa. Perto dos 60, sonha ganhar a medalha de ouro olímpica para a Nova Zelândia. Não será tarde demais?
 
O Caminho de Maria (2009), de Anne Milne
Espanha | 16 min | Classificação livre
Sinopse: Maria preserva uma tradição de 30 anos de contar peregrinos a caminho de Santiago de Compostela. Apesar de lidar com alguns viajantes difíceis, Maria continua a sua tarefa nobremente. O curta venceu os prêmios de Melhor Filme de Estudante no BAFTA Awards e Melhor Documentário no Edinburgh International Film Festival. Também recebeu duas nomeações como Melhor Curta Europeu, no European Film Awards, e Melhor Documentário, no Full Frame Documentary Film Festival.
 
Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]
 
Sobre a LORA
Atuando como uma empresa de curadoria e experiência de cinema independente, a Lora busca promover o acesso a produções alternativas estrangeiras e nacionais, expondo diferentes histórias e temas a crítica e aprendizado através da expressão audiovisual. A proposta central é expandir a exibição cinematográfica para novos ambientes, ressignificando a experiência do espectador e apresentando uma nova perspectiva de imersão contextual pela janela da tela. Com mais de 25 exibições em ruas, museus, institutos culturais, galerias e escolas, a Lora alinha curadoria a experiência para transcender a percepção cinematográfica.
 
Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.
 
Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

PUBLICIDADE