Therion – Secret Of The Runes (Um Metal por Dia)

Therion – Secret Of The Runes

O Therion não é uma banda comum ou fácil de ser classificada. O grupo sueco, que iniciou a sua trajetória em 1991, aos poucos foi modelando a sua sonoridade, indo de um death obscuro para um metal sinfônico, cheio de elementos da música clássica.

Lançado em 2001, “Secret Of The Runes” é o álbum que, muito provavelmente, melhor consegue exemplificar toda a sua complexidade, às vezes até de difícil assimilação para o grande público.

Conceitual sobre a mitologia nórdica, o disco retrata muito bem a ambição do guitarrista e multi-instrumentista Christofer Johnsson, também responsável por compor sozinho as 11 faixas do registro, décimo da discografia da banda.

Com letras em inglês, nórdico antigo e alemão”, “Secret Of The Runes” é ousado e fora da curva. Os riffs de guitarra e os andamentos pesados são somente um detalhe no álbum, que foi todo construído em cima dos elementos orquestrais e de três vocalistas operísticos.

Há faixas atmosféricas, como “Midgard” e “Nifelheim“; e outras composições mais densas e arrastadas, do quilate de “Asgard” e “Schwarzalbenheim“; e até aquelas mais puxadas para o folk progressivo, como “Muspelheim“.

Não é uma tarefa tranquila escolher um único destaque, já que todas as músicas, são ricas em detalhes, sem exceção, e estão interligadas entre si, contribuindo para que “Secret Of The Runes” seja uma obra bastante coesa.

Um álbum para ser ouvido diversas vezes e digerido com calma, aos poucos.





Sobre o autor