“Simples” o primeiro álbum acústico do baixista, cantor, violonista e compositor Rodrigo Santos

Nesta sexta-feira, dia 17 de dezembro, chegou às plataformas de streaming,”Simples”, o primeiro álbum acústico do baixista, violonista, cantor e compositor Rodrigo Santos

Esse CD já era um pedido antigo dos meus fãs, mas como os shows pré-pandemia eram quase sempre em formato power trio (guitarra, baixo e bateria) e os discos gravados durante os últimos 2 anos – como Livre (2020) e A Festa Rock volumes 2 e 3 (2021) – tinham vários elementos musicais, essa ideia de um álbum acústico não passava pela minha cabeça”, comenta Rodrigo.

A pandemia trouxe um reencontro do músico com a sua obra. Em lives caseiras acústicas, Rodrigo notou o quanto o público se identificava com várias das letras de suas músicas que escrevera e lançara entre 2007 e 2020, e que naquele momento de isolamento coletivo, ganharam outro significado como “32 Segundos”, “Estrangeiro” e “Um pouco mais de calma”.

PUBLICIDADE



Em setembro de 2021, com a retomada dos shows presenciais e levando em conta os protocolos de segurança da pandemia, Rodrigo Santos optou pelas apresentações de voz e violão, um formato mais intimista que o inspirou a desenvolver um álbum 100% acústico.

Um presente de natal de última hora para os admiradores do meu trabalho. Esse álbum foi a vontade de me reconectar com meus próprios pensamentos em registros simples e caseiros como já vinha fazendo nas apresentações online”, completa.

Em duas noites de novembro, no estúdio montado no seu quarto, Rodrigo trocou o violão com cordas de aço pelo de nylon, escolheu músicas que representavam um panorama da sua obra e também aquelas que os fãs mais se identificavam nas suas lives. Assim, começou a tomar forma o seu novo trabalho.

PUBLICIDADE

Das 11 faixas do álbum, mixadas pelo amigo, parceiro e guitarrista Gustavo Camardella, sete são de autoria de Rodrigo Santos, e quatro nasceram de parcerias com integrantes do Barão Vermelho (grupo do qual fez parte por 25 anos): Roberto Frejat, Fernando Magalhães, Maurício Barros e o poeta Mauro Sta Cecília.

Canções como “Trem Bala”, “32 segundos”, “7 vidas”, “Tempos Difíceis” e “Nunca Desista do seu Amor”, se juntaram – em novos arranjos – a “Tanto Faz”, “Juntos de Novo”, “O Meu Juízo” e a recém-lançada “Sem Você” (2021). Um álbum simples, no qual até a capa foi desenhada pelo artista.



Além das lives que fez durante a pandemia, o músico começou também a dar aulas de violão, e agora está envolvido na montagem de um curso de aulas online intitulado “Luau Rod San – o início de tudo”.

PUBLICIDADE

Os momentos reflexivos do período de isolamento, a descoberta de novas perspectivas no ensino de música e o retorno aos palcos, provocaram em Rodrigo Santos uma reconexão consigo mesmo, uma volta aos primórdios com a adição de novos elementos.

Apesar da volta dos shows e do ritmo frenético de uma vida na estrada, a essência de Rodrigo permanece a mesma; Simples.

CONTATOS
Site: http://rodrigosantos.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/rodrigosantosII
Instagram: @rodrigosantosbass / @afestarock / @callthepoliceoficial
YouTube: https://www.youtube.com/rodrigosantosoficialbass

PUBLICIDADE

Fotos:
Dantas Jr

PUBLICIDADE