Luiz Tatit e Dante Ozzetti comentam seu novo álbum, Abre a Cortina, em live do projeto Obras Comentadas

Evento promovido pelo Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre será transmitido gratuitamente às 16h, com mediação do músico Felipe Antunes

O músico e professor Luiz Tatit e o compositor, arranjador e violonista Dante Ozzetti são os convidados da última edição deste ano do Obras Comentadas, projeto mensal promovido pelo Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre que realiza audições de diferentes produções musicais com comentários dos artistas envolvidos.

Em bate-papo virtual conduzido pelo músico gaúcho Felipe Antunes, os artistas comentarão seu mais recente trabalho, o disco Abre a Cortina, lançado no último mês de setembro para comemorar seus 25 anos de parceria musical. Na conversa virtual, os músicos ainda falarão sobre as mais de quatro décadas de amizade, dividindo histórias inusitadas e detalhes sobre o processo de criação do disco que foi composto, produzido e gravado durante da pandemia.

O evento poderá ser acompanhado  gratuitamente neste sábado, dia 18 de dezembro, às 16h, pelo canal do YouTube do projeto (www.youtube.com/user/feantrio).
 
Abre a Cortina tem repertório assinado pelos artistas paulistanos e ainda conta com participações especiais de Ná Ozzetti, Patrícia Bastos, Renato Braz, Livia Mattos e Livia Nestrovski, além de diversos instrumentistas como Tiago Costa (piano), Fi Maróstica (baixo), Guilherme Held (guitarra), Sérgio Reze (bateria), Fernando Sagawa (baixo), Bruno Buarque (Percussão), Marta Ozzetti (flauta), Adriana Holtz (violoncelo), Fábio Tagliaferri (viola), Fábio Curi (fagote), Zezinho Pitoco (clarinete), Rui Barossi (tuba), Nazaco Gomes (percussão) e Reanto Rosas (banjo). As canções são sempre interpretadas em duplas, algumas com Dante e Tatit, outras com um deles e convidados especiais, com exceção de Vão, só interpretada por Tatit, e Declaração, cantada apenas por Ná Ozzetti.
 
SOBRE OS PARTICIPANTES
 
Dante Ozzetti é compositor, arranjador e violonista. Foi produtor artístico e arranjador do primeiro disco solo de Ná, e produtor executivo e arranjador do CD NÁ (1994). Por esses trabalhos, lhe foram atribuídos dois prêmios Sharp como Melhor Arranjador e Melhor Disco. Foi o vencedor do III Prêmio VISA de Música – Edição Compositores, em 2000, com o prêmio do júri, e também o prêmio popular. Em 2001, lançou o CD Ultrapássaro. Em 2006, com a cantora Ceumar, lançou o CD Achou!. Tem se dedicado aos estudos dos ritmos da Amazônia e desenvolvido trabalho autoral nesse campo, além de intenso trabalho junto aos músicos da região. Trabalhou nos arranjos e na concepção dos discos Meu Quintal (2011) e Embalar (2013) da cantora Na Ozzetti. É o diretor musical, produtor e arranjador do disco Zulusa, da cantora amapaense Patrícia Bastos, vencedor do Prêmio da Música Brasileira de Melhor Disco Regional de 2013. Em 2016, lançou o disco instrumental Amazônia Órbita, trabalho inspirado nos ritmos da Amazônia, com composições próprias. Em 2018, dirigiu e arranjou o espetáculo Canção de Amor Demais, com Ná Ozzetti; e produziu Princesa de Aiocá, de Mariana Furquim, álbum pelo qual recebeu, em 2019, o Prêmio Profissionais da Música como Melhor Produtor Musical. Em 2019, dirigiu e fez os arranjos do espetáculo Tirando de Letra – Dante Ozzetti toca Tom Jobim, realizado no Sesc 24 de Maio. Recentemente, em 2021, lançou o álbum Timbres e Temperos dos compositores amapaenses Joãozinho Gomes e Enrico di Miceli e da cantora Patrícia Bastos.
 
Luiz Tatit é professor do Departamento de Linguística da USP e autor de diversos livros lançados no Brasil e no exterior, como Semiótica da Canção: Melodia e Letra (Escuta, 1994), O Cancionista: Composição de Canções no Brasil (Edusp, 1996), O Século da Canção (Ateliê, 2004), Passos da Semiótica Tensiva (Ateliê, 2019), entre outros. Em sua atividade como músico, lançou seis discos com o Grupo Rumo e, mais tarde, os álbuns-solo Felicidade (1998), O Meio (2000), Ouvidos Uni-vos (2005), Rodopio em CD e DVD (2007), Sem Destino (2010) e Palavras e Sonhos (2016). Com José Miguel Wisnik e Arthur Nestrovski, lançou o DVD O Fim da Canção (2012), e, com Arrigo Barnabé e Lívia Nestrovski, o CD De Nada Mais a Algo Além (2014). Com o Grupo Rumo, lançou ainda o álbum Universo (2019). Em 2006, seu álbum Ouvidos Uni-vos ganhou o 2º Prêmio Bravo! Prime de Cultura, na categoria Música/CD. Em 2012, a cantora Zélia Duncan lançou o musical Totatiando em homenagem à obra do compositor, sob a direção geral de Regina Braga e a direção musical de Bia Paes Leme.
 
Coordenador e ministrante do projeto Obras Comentadas, Felipe Antunes é músico e produtor. Toca violão desde os oito anos de idade, e já se apresentou em alguns locais de Porto Alegre, como a Sala Álvaro Moreira e a Casa de Cultura Mário Quintana. Desde 2006, organiza recitais temáticos no Clube de Mães da Vila Assunção, já tendo apresentado trabalhos sobre Noel Rosa, Braguinha, Aldir Blanc, Dorival Caymmi, Ary Barroso, Adoniran Barbosa, Tom Jobim, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque e Hermínio Bello de Carvalho.
 
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ONLINE – MÚSICA
16ª edição do projeto Obras comentadas: Abre a Cortina
Com os convidados Dante Ozzetti e Luiz Tatit e o coordenador e mediador do projeto Felipe Antunes
Dia 18 de dezembro, sábado, às 16h
Gratuito, pelo canal do projeto no YouTube (www.youtube.com/user/feantrio)

 
Quem quiser colaborar com a produção do Obras Comentadas pode contribuir com valor espontâneo na conta do Centro Cultural 25 de Julho: Caixa Federal – 104,  Agência 1591,  Conta 291-9, Operação 003, CNPJ 92911270/0001-72 / PIX [email protected]. O valor arrecadado será repassado integralmente ao projeto.

PUBLICIDADE

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Fotos:
Gal Oppido

PUBLICIDADE