Diamond Head – The Coffin Train (Um Metal por Dia)

O Diamond Head é um dos nomes pioneiros da New Wave of British Heavy Metal (N.W.O.B.H.M.).
O grupo, que iniciou a sua trajetória em 1979, não alcançou a mesma projeção que outros representantes da cena, como Iron Maiden e Saxon, mas conseguiu conquistar o seu espaço algum tempo depois.
Após encerrar as suas atividades, tanto em 1985 como em 1994, a banda viveu uma espécie de revival quando o Metallica gravou quatro músicas suas no disco de covers “Garage Inc.“, de 1998.
Os Royalties, que até fizeram o líder Brian Tatler abandonar o seu emprego regular e comprar uma casa, acenderam uma luz para o grupo.
Com toda a atenção que o Diamond Head começou a ganhar, já que as faixas “It’s Electric“, “Am I Evil?” e “Helpless” foram promovidas a hits por James Hetfield & Cia., a banda foi reformulada pela terceira vez, em 2000, e se mantém firme até hoje.
Ainda com Brian Tatler (e único membro da formação original) na guitarra, o “novo” Diamond Head lançou, em 2019, o seu oitavo trabalho de estúdio, chamado “The Coffin Train“.
O álbum, que saiu no brasil via Hellion Records, é um dos registros mais legais do conjunto, que segue fazendo um Heavy Metal tradicional cheio de influências do Hard Rock.
Bem estabelecido desde que Rasmus Andersen assumiu a posição de vocalista, o quinteto britânico não foi demasiadamente pretensioso e acertou a mão ao fazer um disco simples, direto e com bastante honestidade.
A intensa “Belly Of The Beast” é, tranquilamente, um dos grandes momentos do repertório, assim como de toda a discografia recente do Diamond Head.
Além dessa, há outras faixas que merecem destaque, como “The Messenger“, “Death By Design” e “The Phoenix“.
Mesmo sem incorporar referências invencionistas, “The Coffin Train” não soa como se tivesse ficado preso ao passado.
Pode dar play sem medo.