Queen – Sheer Heart Attack (Um Metal por Dia)

Queen – Sheer Heart Attack

Apesar de não ser uma banda de Hard Rock ou de Heavy Metal, a importância do Queen para os dois gêneros é imensa.

O grupo britânico, que iniciou a sua trajetória em 1973, lançou no ano seguinte um dos seus trabalhos mais imponentes.

Ainda sem aquela grandiosidade que seria explorada na obra-prima “A Night At The Opera“, “Sheer Heart Attack” chegou ao segundo lugar das paradas inglesas e impressionou todo mundo pelo seu direcionamento mais direto, baseado nos riffs de guitarra, e que aproximaria a banda do movimento Glam/Art Rock da época.

Com um conjunto de 13 composições extremamente consistentes, todas muito bem lapidadas em estúdio pelo produtor Roy Thomas Baker, o terceiro trabalho de Freddie Mercury, Brian Harold May, John Deacon e Roger Taylor não só está na lista dos melhores discos de todos os tempos, de diversas publicações conceituadas (Kerrang! Magazine, Mojo e NME, entre outras tantas) como também revolucionou todo o nosso entendimento sobre o Rock’n’Roll.

Diversificado, transpirando criatividade e com uma performance simplesmente irrepreensível do quarteto londrino, “Sheer Heart Attack” mostra uma banda que transitava com muita facilidade entre algumas referências Pop e outras características mais pesadas, incorporando sempre muita melodia e uma riqueza de detalhes acima da média.

Brighton Rock“, que em cinco minutos mostra o talento espetacular de Brian Harold May nas seis cordas, abre o disco já no seu nível mais alto.

Killer Queen“, “Now I’m Here” e “In The Lap Of The Gods” são os grandes hits do álbum e marcaram presença em quase todos os shows da banda, enquanto Freddie Mercury era vivo.

Já “Stone Cold Crazy” é aquela canção mais agitada e agressiva, que até o Metallica gravou a sua versão na compilação “Garage Inc.“.

Fugindo das obviedades, o álbum ainda possui outros momentos de destaque, como a balada “Tenement Funster“(cantada por Roger Taylor) e a pomposa “Flick Of The Wrist“, que já indicava o que a banda pretendia fazer adiante.

Compilando os melhores adjetivos, “Sheer Heart Attack” é um registro que influenciou muita gente e que começou a transformar o Queen numa lenda.





Sobre o autor