At Vance – Heart Of Steel (Um Metal por Dia)

At Vance – Heart Of Steel

A Rock Brigade Records foi uma das grandes responsáveis pelo boom que o Power Metal teve no brasil.

A gravadora, que lançou um número impressionante de bandas do gênero por aqui, ampliou o sucesso de grupos consagrados, como Stratovarius e Rhapsody Of Fire, e também tentou impulsionar outras tantas promessas, como era o caso At Vance na época.

O sexteto alemão, liderado pelo guitarrista Olaf Lenk e pelo vocalista Oliver Hartmann, iniciou a sua trajetória em 1998 e começou a conquistar o seu espaço em 2000, quando o cd “Heart Of Steel” chegou às lojas, inclusive no mercado nacional.

A segunda empreitada de estúdio do conjunto, apesar de ainda evidenciar uma banda que buscava a sua identidade própria dentro de um estilo que dava os seus primeiros sinais de saturação, é um registro consistente, com boas ideias e muita honestidade.

Com um repertório direto, em que as composições aceleradas de refrãos fortes dão o tom do início ao final, “Heart Of Steel” não tenta fugir do que há de mais óbvio no metal melódico, como toda aquela aura orquestral e sinfônica, com coros e passagens de música clássica.

Quer uma prova?! a instrumental “Etude No. 4” nada mais é do que uma composição de Chopin transposta para a guitarra. Além dessa, ainda há faixas de grande apelo junto aos fãs do gênero, como “Soldier Of Time“, “The Brave And The Strong” e “King Of Your Dreams“, que não reinventam a roda, mas que transpiram energia.

Se você quiser se impressionar de verdade com o At Vance, a pedida é ouvir os dois (improváveis) covers presentes no álbum, “S.O.S.” (do Abba) e “Shout” (do Tears For Fears), que ficaram muito legais com uma roupagem metálica totalmente fora da curva.





Sobre o autor