Avantasia – The Metal Opera (Um Metal por Dia)

Avantasia – The Metal Opera

O Avantasia, quando surgiu, pegou de surpresa todos os fãs de metal melódico.

Capitaneado por Tobias Sammet’s, do Edguy, o projeto não ficou marcado apenas pela sua ambição de ser uma Opera Rock de verdade, mas também por reunir um time de instrumentistas talentosos e os vocalistas mais conceituados do meio Heavy Metal.

O debut do supergrupo ocorreu em 2001, com o álbum “The Metal Opera” e com um conjunto impressionante de 13 composições.

Gravada por Tobias Sammet’s ao lado de Henjo Richter (Gamma Ray), Markus Grosskopf (Helloween) e Alex Holzwarth (Rhapsody), a estreia do Avantasia ocorreu via AFM Records, no mundo inteiro, e através da Rock Brigade/Laser Company no Brasil.

Dando vazão ao metal melódico na sua mais pura essência, o primeiro registro dos caras tem como principais atrações a presença de Michael Kiske, que voltava ao metal depois de algum tempo dedicado ao Pop Rock e ao Hard Rock, e outros frontmen igualmente brilhantes, como Andre Matos, Rob Rock (Impellitteri), Sharon Den Adel (Within Temptation) e David Defeis (Virgin Steele).

Com um repertório pegajoso, marcado por canções elaboradas com muito bom gosto e refrãos que pegam fácil, “The Metal Opera” fez um enorme sucesso, vendendo muitos cd’s em território nacional e alcançando posições de destaque no top 50 de diversos países da Europa, como Alemanha, Suécia e Finlândia.

Reach Out For The Light“, “Breaking Away“, “Avantasia“, “The Sign Of The Cross” e “The Tower” são os grandes destaques do material, que deixa a sua história cheia fantasia evoluir livremente, com alguns interlúdios de virada e com a troca de vocalistas ocorrendo de forma muito natural.

O debut do Avantasia é, sem dúvidas, um trabalho que teve todas as suas arestas bem paradas, que desce redondo e que pode ficar tocando em looping, sem incomodar.

O resultado positivo foi tão impressionante que, programado para durar só dois discos, o projeto segue em atividade até hoje, fazendo shows e promovendo o seu oitavo álbum, “Moonglow“, de 2019.





Sobre o autor