Metallica – S&M2 (Um Metal por Dia)

O Metallica, que já havia passado por aqui com o “Kill ‘Em All“, está de volta com uma ótima novidade, chamada “S&M2“.
O álbum, que é o segundo registro do grupo ao lado da San Francisco Symphony, foi lançado em agosto e chegou ao top 5 das paradas da Billboard, superando até mesmo as grandes estrelas da música pop, como Katy Perry.
Muito aguardada pelos fãs, a nova empreitada orquestral do Metallica é um pouco mais abrangente que o original “S&M“, de 1999. com canções retiradas de todos os seus discos, incluindo aí o controverso “St. Anger“, o grupo norte-americano deu uma nova cara às suas músicas, em um álbum duplo, com quase 2h30 de duração, e que funciona muito bem.
Com uma voz mais calejada, James Hetfield é o elemento que mais se diferencia entre os dois álbuns, mesmo que a sua performance, mais comedida em vários momentos e mais extrema em outros trechos, seja merecedora de todos os elogios possíveis.
O único aspecto de “S&M2” que pode ser um banho de água fria nos mais fanáticos é a presença de muitas músicas repetidas, já que metade do disco é igual ao “S&M“.
“From Whom The Bells Tolls“, “The Memory Remains” e “Wherever I May Roam” são músicas imprescindíveis do Metallica, sem dúvida alguma, mas bem que poderiam ter sido deixadas de lado para que a banda arriscasse outros hits no formato, como “Seek & Destroy” e “Fade To Black“.
Já entre as “inéditas“, os destaques ficaram por conta de “The Day That Never Comes“, “The Outlaw Torn” e “The Unforgiven III“, assim como da erudita “The Iron Foundry“, executada com o toque Heavy do quarteto.
Como no final dos anos 90, o grupo saiu da zona de conforto para atingir um resultado satisfatório com o seu projeto sinfônico.
Quem parece não compreender a grandiosidade do “S&M2” é a Universal Music Brasil, gravadora da banda no Brasil. O álbum duplo é vendido numa duvidosa versão nacional, com cara e preço de importado: r$ 174,90.
Assim eles vão conseguir afastar todos aqueles colecionadores, que fazem questão de ter o disco físico em mãos.