Relação entre as artes visuais e a literatura é tema de conversa entre Marcelo Armesto e Cristiano Baldi no Salão Mourisco

Encontro faz parte da programação da exposição “Entre – inventários de uma poética” , aberta para a visitação na Biblioteca Pública do Estado (BPE).

Nesta quarta-feira (10/11) inicia o ciclo de conversas semanais com o artista visual Marcelo Armesto, autor da exposição  “Entre – inventários de uma poética”, que está aberta para visitação na Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (R. Riachuelo, 1190 – Centro Histórico, Porto Alegre).

A cada semana, Armesto recebe um convidado para discutir a relação das artes visuais com a literatura – e seu papel como promotora de processos criativos. O primeiro encontro será com Cristiano Baldi, escritor e professor de escrita criativa com incursões nas artes visuais.

O evento ocorre às 18h30 no Salão Mourisco, com entrada franca.  

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Professor da PUCRS, mestre em Letras e doutor em Escrita Criativa pela mesma universidade, Cristiano Baldi é escritor e foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura de 2018 com o romance “Correr com Rinocerontes”. Teve adaptações para o teatro pelo grupo paulista Cemitério de Automóveis. Dirigiu, roteirizou e exerceu funções diversas em curta-metragens e videoclipes musicais. Foi roteirista de Elvis e o Cometa, minissérie para a televisão que ganhou o prêmio FicTV, do Ministério da Cultura. Também ministra cursos e oficinas de literatura e de roteiro cinematográfico.

Nas próximas semanas, o ciclo de conversas terá a presença de Eduardo Veras (curador, crítico e historiador da arte), Jailton Moreira (artista, professor e curador), e Claudia Caimi (professora doutora em Linguística e Letras).

CICLO DE CONVERSAS SEMANAIS DE MARCELO ARMESTO E CONVIDADOS

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Datas: 
10/11 — Conversa com Cristiano Baldi
17/11 — Conversa com Eduardo Veras
24/11 — Conversa com Jailton Moreira
01/12 — Conversa com Claudia Caimi

Horário: das 18h30 às 20h30

Local: Salão Mourisco – Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (R. Riachuelo, 1190 – Centro Histórico, Porto Alegre)

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ENTRADA FRANCA

EXPOSIÇÃO “ENTRE – INVENTÁRIOS DE UMA POÉTICA” – MARCELO ARMESTO

Primeira exposição individual de Marcelo Armesto em Porto Alegre, “Entre – inventários de uma poética” está aberta para visitação na Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul até o dia 4 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, com entrada franca. A mostra foi financiada pelo FAC – Fundo de Apoio à Cultura, do Pró-Cultura RS

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São seis trabalhos expostos: “Vago”, série de cadernos de aquarelas sobre a paisagem; “Preciso #2”, conjunto de desenhos de folhas de uma árvore conhecida como ligustro, uma das mais comuns em Porto Alegre; “Desmontagem”, livro de artista; “Monte”, série de desenhos de conchas recortados e remontados; “Pretexto #2” coleção de montagens tipográficas em papel de fax e “Capitular”, um trabalho em vídeo. Essas séries orbitam o romance “Se um viajante numa noite de inverno”, de Italo Calvino, e estabelecem uma relação d aliteratura como promotora de procedimentos criativos. 

Por meio de uma pesquisa de superfície, busco tecer relações e tangenciamentos entre as seis séries que têm a repetição, a grade e uma certa relação entre precisão e imprecisão como ponto-chave“, comenta Armesto.

Segundo o artista, o texto de Calvino funciona como um subterfúgio para escapar do vazio criativo, e carrega consigo uma série de procedimentos passíveis de serem repetidos. O texto do autor italiano torna-se, portanto, um deflagrador poético, imantando os trabalhos que compõem a exposição. “Não é sem motivo que o encontro com o texto de Calvino tem sido tão prolífico: o romance é feito de começos de romances. Nele, a interrupção é o que une a obra e, como numa narrativa romanesca, o corte é o que lança o interesse para o próximo episódio“, explica.

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Em vez de um catálogo padrão, a mostra contará com um livro-catálogo: a reedição do trabalho “Desmontagem”, adicionando ao livro existente imagens sobre as outras séries expostas, além de textos e conteúdos produzidos para a mostra.  O livro será distribuído gratuitamente na abertura da exposição, bem como nos dias de atividade do “Ciclo de Conversas”.

MARCELO ARMESTO

Marcelo Armesto é artista visual, designer e ilustrador. Mestre em Poéticas Visuais pelo PPGAV-UFRGS, tem no desenho o fio condutor de sua prática artística. Desde 2017 vem trabalhando com a literatura como deflagradora de uma série de trabalhos que envolvem a ideia de repetição, de corte e de montagem. 

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EXPOSIÇÃO “ENTRE – INVENTÁRIOS DE UMA POÉTICA” – MARCELO ARMESTO

Quando: de 4/11 a 4/12
Dias e horários de visitação: de segunda a sexta, das 10h às 19h.
Local:Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (R. Riachuelo, 1190 – Centro Histórico, Porto Alegre)

ENTRADA FRANCA

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SOBRE AS OBRAS:

“Vago” é uma série de cadernos de aquarelas sobre a paisagem. Utilizando uma grade, o artista faz um inventário das cores de determinada paisagem, pintando uma certa “cor do ar”. Então, anota as coordenadas geográficas, a data e a hora da execução da pintura. Originam-se assim os cadernos de “Vago”.

“Preciso #2” é uma série de desenhos de folhas de uma árvore popularmente conhecida como ligustro, uma das mais comuns de Porto Alegre. A busca aqui é por restringir o tema e liberar as abordagens gráficas, de modo a dar a ver a mesma folha de inúmeras formas.

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“Pretexto #2” é uma série de desenhos que utiliza famílias tipográficas como matriz geradora. O artista identifica as fontes que foram utilizadas em edições do livro “Se um viajante numa noite de inverno”, de Italo Calvino, projeta-as sobre folhas de papel tamanho carta e traça essas letras fazendo composições com suas formas. Utiliza papel termossensível – como o utilizado antigamente em máquinas de fax, e a ponta quente de um pirógrafo como técnica de desenho.

“Monte” é uma série de montagens a partir de desenhos de observação de conchas. O artista corta esses desenhos utilizando diversos modelos geométricos e os remonta em composições que têm como intenção trabalhar com ritmos e pequenos enunciados. 

“Desmontagem”  é um livro de artista criado a partir da apropriação do texto “Se um viajante numa noite de inverno”. O artista investigou o romance por meio de uma prática de pesquisa da linguística, a análise de corpus, que se debruça sobre a coleta e o estudo de padrões de linguagem utilizados na escrita. Assim é possível, por exemplo, contar o número de vezes em que uma palavra aparece no texto, indicar qual combinação de duas palavras mais ocorre etc. Com esses dados em mãos, remonta tudo em um novo livro.

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“Capitular” é um trabalho em vídeo, formado por uma tela dividida em grade com dez quadros, onde apenas um começa ativo. Cada um deles contém a leitura em voz alta de um capítulo, os começos de romances que compõem “Se um viajante…” O vídeo mostra o quadro de uma leitura por vez; o ponto de inflexão em que um quadro troca para outro é uma palavra repetida nos dois textos, por exemplo “leitor”. O trabalho, assim, alterna entre as dez leituras, costurando um novo texto dentro da narrativa de Calvino.

SOBRE OS CONVIDADOS | CICLO DE CONVERSAS

Cristiano Baldi

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Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestre em Letras e doutor em Escrita Criativa pela mesma universidade. Escritor, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura de 2018 com o romance “Correr com Rinocerontes”. Teve adaptações para o teatro pelo grupo paulista Cemitério de Automóveis. Roteirista de Elvis e o Cometa, minissérie para a televisão que ganhou o prêmio FicTV, do Ministério da Cultura. Dirigiu, roteirizou e exerceu funções diversas em curta-metragens e videoclipes musicais. Ministra cursos e oficinas de literatura e de roteiro cinematográfico.

Eduardo Veras

Eduardo Veras é crítico e historiador da arte. Professor no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atua no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais e no Bacharelado em História da Arte. É membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA) e da Associação Brasileira de Crítica de Arte (ABCA). Integra o conselho deliberativo da Fundação Vera Chaves Barcellos e o comitê de curadoria do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli. É mestre (2006) e doutor (2012) em História, Teoria e Crítica de Arte pela UFRGS, com estágio de pós-doutorado no mesmo programa. Como curador, apresentou, entre outras exposições, “Tudo está cuidadosamente envolto em pó” (individual de Amanda Teixeira, Instituto Goethe, Porto Alegre, 2019-20) e “Até que meus dedos sangrem” (individual de Teresa Poester, Sala João Fahrion, Reitoria da UFRGS, Porto Alegre, 2019-20). 

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Jailton Moreira

Artista plástico, professor e curador brasileiro, um dos fundadores do Torreão, importante espaço de produção, debate e pesquisa em arte contemporânea, que funcionou em Porto Alegre entre 1993 e 2009, trazendo renomados artistas e críticos locais e nacionais. Ministra cursos e orientações para outros artistas. Vem atuando como curador em diversos projetos, como o Rumos Artes Visuais do Instituto Itaú Cultural, além de participar como membro de comissões de avaliação de reconhecidas premiações como Prêmio PIPA e Prêmio Marcantonio Villaça.

Claudia Caimi

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Possui graduação em Letras pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1984), mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura. 

O projeto Entre – Inventários de uma poética, de Marcelo Armesto, tem financiamento do Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Assessoria de Imprensa:
Raphaela Donaduce – Dona Flor Comunicação

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Foto:
Tatieli Sperry

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