Evergrey – Recreation Day (Um Metal por Dia)

Evergrey – Recreation Day

Apesar da sua proposta que guarda certa proximidade com o Power Metal, o Evergrey precisou de muito pouco tempo para se estabelecer como um dos principais representantes do Metal progressivo não só da Suécia, mas de toda a Europa.

A banda, que se tornou conhecida até mesmo no Brasil, quando a Hellion Records trouxe para cá o álbum “In Search Of Truth” em 2001, lançou dois anos depois aquela que é a sua obra de maior relevância.

Com um repertório cheio de melodias grudentas, com canções que intercalam riffs extremamente pesados e momentos em que o instrumental vai por um caminho mais melancólico e arrastado, “Recreation Day” é um disco que consegue ser direto e complexo, quase que ao mesmo tempo.

O vocalista/guitarrista Tom S Englund e o guitarrista Henrik não só atingiram um nível de qualidade muito acima da média na composição de todas as faixas, como ainda assinaram a produção exitosa do álbum, responsável por elevar o Evergrey a um novo patamar no cenário metálico mundial.

A trinca “The Great Deceiver“, “End Of Our Days” e “As I Lie Here Bleeding” abre o registro num pique avassalador e agressivo, que depois ainda amplia os seus próprios horizontes com as cadenciadas e emotivas “Recreation Day” e “I’m Sorry“, essa última uma inusitada releitura de um cover da cantora de pop sueco Dilba.

Outras canções que merecem a atenção são “Blinded” e “Your Darkest Hour“, que só intensificam a sensação de que estamos diante de uma banda já madura, mesmo com apenas quatro cd’s lançados na época, e de um álbum verdadeiramente completo e inspirado.





Sobre o autor